A prefeitura anunciou a construção de uma passarela no viaduto da Rua Dr. Raulino de Oliveira sobre a rua Estrela do Norte, no bairro Sumaré, com o objetivo de melhorar o acesso dos pedestres aos hospitais Infantil e Santa Casa.
As obras do viaduto, que será batizado de Viaduto do Agulha, já começaram e devem terminar em 90 dias, mas a passarela ainda está em fase de estudos, segundo informou a prefeitura, com previsão de começarem as intervenções a partir do próximo semestre.
Com relação ao viaduto, a construtora atua na restauração dos pilares de sustentação. Para isso, é utilizado o processo de grauteamento, que consiste na aplicação de uma massa específica para estruturas corroídas.
Os próximos passos serão a reforma dos pilares de cima do viaduto, retirada de pedaços de concreto da parte de baixo que se encontram degradados e finalização com pintura. Após a reforma serão realizadas ações de requalificação urbanística no entorno.
Passarela
De acordo com a Secretaria de Obras, após o início da recuperação estrutural do viaduto surgiram inúmeros pedidos para melhorar o acesso ao entorno dos dois hospitais.
Ainda, segundo a secretaria, o prefeito Victor Coelho determinou, então, que fosse realizado um estudo, para atender as solicitações.
Profissionais das secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano elaboraram um projeto de construção da passarela, que irá interligar as duas vias.
A prefeitura informou que projeto de implantação da passarela no local, contemplando acessibilidade, iluminação, paisagismo e custos, está em fase final.
Ele não está incluído no contrato referente às obras de reforma do viaduto.
A construção da passarela, ressaltou a prefeitura, será feita com recurso próprio e mão de obra terceirizada.