Ilhas que pertencem ao município de Marataízes serão monitoradas pelas secretarias de Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente após aves da espécie trinta-réis-de-bando apresentarem sintomas da gripe aviária (H5N1). De acordo com a Prefeitura Municipal, técnicos vão observar o comportamento das aves nas ilhas com auxílio de drone e binóculos.
“Estamos realizando diariamente esse trabalho de observação e monitoramento, mantendo o diálogo com outros municípios, com o Governo do Estado, com a participação de diversas outras entidades, através de um grupo de trabalho onde as experiências são compartilhadas, originando novas orientações e diretrizes para prosseguirmos atuando”, afirmou Eliseu Machado, secretário municipal de Pesca e Aquicultura.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Diante da confirmação de casos da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade H5N1 (IAAP), as autoridades orientam que, ao encontrar qualquer ave (marinha, doméstica, silvestre/exótica) morta ou com dificuldade respiratória, secreção nasal/ocular, falta de coordenação motora e espirro, que avise imediatamente aos setores responsáveis.