qua 17/abril/2024 15:54
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Irmã Otília completa 90 anos nesta quinta-feira (05) exalando amor e simplicidade

redacao
Redação Dia a Dia

A nossa Brava Mulher, irmã Maria Joana Otília, ou simplesmente Irmã Otília, nascida Sebastiana Rodrigues Valadão, está completando 90 anos nesta quinta-feira, dia 5. De fala mansa e postura de contrição constante, ela transmite uma alegria singular.

Dona de um coração amoroso e dedicado, Irmã Otília não poderia deixar de ser homenageada pelo jornal Dia a Dia, afinal esta mulher de aparência frágil transmite uma força espiritual exemplar. Por essa e outras razões, todos a parabenizam e desejam anos de vida abundante.

Os passos vagarosos e a fala mansa evidenciam as marcas deixadas pelo passar do tempo. Ainda assim, as memórias palpitantes se encarregam de ressaltar a graciosidade de uma vida dedicada a Deus. Irmã Maria Joana Otília, religiosa da congregação Filhas de Jesus na Eucaristia,  exala lucidez e disposição em cada gesto, em cada palavra.

Em uma família simples, surgiu a vontade de servir a Deus e aos doentes. A sétima de 14 irmãos, começou sua vida religiosa trabalhando com os doentes em Belo Horizonte. Em 1960, recebeu o hábito e, nove anos mais tarde, fez os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

Irmã Otília, tem prazer em cumprir sua missão, é reconhecida por sua vida de oração e ações de bondade.  Ela não acha que mereça elogios ou atenção em uma matéria sobre sua vida. Contudo, é amada e admirada pelos cachoeirenses.

Isso lhe rendeu no mês de março o título de Cidadania Cachoeirense, concedido pela Câmara Municipal. Então se já era considerada por todos, teve mais um motivo para ser recebida de braços abertos pelos moradores da cidade. E na data de seu aniversário o que não lhe faltam são abraços, elogios e honras.

“Sou uma pessoa simples e só cumpro o que Jesus me mandou fazer”, destaca.  A religiosa conta que o versículo que moveu seu coração “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”

E nos últimos 60 anos ela tem feito isto com passos firmes, durante todos os dias, chova ou faça sol, com a convicção de que fez a escolha certa. “Se tivesse que escolher novamente, faria tudo de novo. Eu dou o melhor de mim para cumprir minha missão”.

Ela dedica a sua vida à oração e ao cuidado espiritual dos pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, além de ajudar nos cuidados na “Casa das Irmãs”, onde mora e é a residente mais antiga.

E também está sempre entre os alunos do Colégio Jesus Cristo Rei. As palavras em relação à sua presença são as mesmas, ditas por quem quer que seja. “Ela traz paz e deixa rastros de luz por onde passa”.

 

Conheça mais sobre a história e a vida da irmã Otília

 

padaria_cachoeiro_produtos_irregulares3_17_04.

Dono de padaria é detido e produtos apreendidos em Cachoeiro

Ferro_velho_peças_roubadas4_16_04_24_

Empresas vendiam peças de carros roubados de R$ 20 mil por R$ 2 mil

Limpeza_Mimosook_16_04_24

Faxina em Mimoso do Sul: mutirão promete lavar a cidade com 50 caminhões-pipa

Doações_Sul_ES_16_04_2024

Governo entrega eletrodomésticos e móveis para famílias no sul do Estado

Presidente_Kennedy_Projetos_Renováveis_Energia_Indústria_13_04_2024_

Prefeitura de Presidente Kennedy abre concurso público

Polícia_Civil_Marilândia_caso_Thamyris_16_04

Polícia de Marilândia prende segundo suspeito envolvido na morte da jovem Thamyris

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas_

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

ES-Solidário_doações_

ES Solidário recebe 84 mil itens e encerra doações para vítimas das chuvas no sul do Estado

Leia mais