ter 7/maio/2024 20:37
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Itapemirim Transportes Aéreos está proibida pela Anac de vender novas passagens

redacao
Redação Dia a Dia

Enquanto não cumprir ações corretivas em relação aos passageiros que foram deixados na mãos com o cancelamento de vários voos na véspera de Natal, a Itapemirim Transportes Aéreos está proibida de retomar a venda de passagens. A proibição é da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Entre as ações corretivas, reacomodação de passageiros, reembolso integral da passagem aérea aos consumidores que optaram por esta alternativa e resposta aos passageiros sobre todas as reclamações registradas na plataforma http://www.consumidor.gov.br, inclusive aquelas cujo prazo de 10 dias tenha sido descumprido pela empresa.

Essa decisão soma-se à suspensão do Certificado de Operador Aéreo (COA) e à suspensão imediata da venda de passagens, adotadas pela ANAC em 17 de dezembro, data em que a Itapemirim anunciou que não mais atuaria no transporte aéreo.

A nova medida cautelar decorre das ações permanentes de fiscalização em âmbito coletivo exercidas pela ANAC e só será revogada após comprovação do cumprimento integral de todas as obrigações estabelecidas na Resolução ANAC nº 400/2016.

Em relação à reacomodação de passageiros lesados pela interrupção abrupta das operações da Itapemirim, a empresa deverá comprovar o oferecimento de alternativas de reacomodação em voo de outras companhias, de execução do serviço por outra modalidade de transporte ou de reembolso integral, para a escolha do consumidor.

A companhia deverá também provar outros reembolsos devidos ao consumidor em decorrência de descumprimento contratual verificado desde o início da comercialização das passagens aéreas.

Em relação às reclamações dos consumidores, a empresa terá que provar que respondeu aos usuários até 10 dias contados da data  do registro na plataforma Consumidor.gov.br.

Cabe à empresa aérea também a utilização dos meios de comunicação disponíveis e os dados de contato informados pelos consumidores para responder às reclamações que não se encontravam respondidas no prazo de 10 dias na referida plataforma.

acao-pm-zumbi-tiroteio-07-05-2024

Polícia prende dois homens e apreende cinco armas após tiroteio no bairro Zumbi

resgate-bombeiros-rio-grande-do-sul

Em dois dias de trabalho, bombeiros capixabas resgatam 154 pessoas no RS

acao-pm-zumbi-tiroteio-07-05-2024

PM realiza operação no Zumbi em busca de criminosos que aterrorizaram moradores

guarda-zumbi-07-05-2024-b

Guarda mantém prontidão no Zumbi, em Cachoeiro, após intenso tiroteio

acidente-muqui-06-05-2024

Jovem morre após motocicleta sair da pista na BR 393

obras-soturno-06-05-2024

Autorizadas obras de pavimentação em 16 ruas do distrito de Soturno

casagrande-drenagem-vila-velha-06-05-2024

Governador inaugura obras de macrodrenagem para reduzir alagamentos em Vila Velha

presidente-lula-rio-grande-sul-06-05-2024

Governo federal anuncia liberação de R$ 580 milhões para o Rio Grande do Sul

Leia mais