seg 29/abril/2024 18:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Márcia Leal

Jornalista Cláudia Sabadini lança sexto livro, o romance “Cartas para Ninguém”

redacao
Redação Dia a Dia

Se você é um leitor que gosta de se ver nos personagens, se identificando em traços, sentimentos e atitudes diante dos desafios que todo ser humano enfrenta ou vai enfrentar em sua jornada, o livro “Cartas para Ninguém”, da jornalista  e escritora cachoeirense Cláudia Sabadini é para você. O livro já pode ser adquirido em pré-venda no site da Editora Cousa até o dia dez de dezembro.

“Cartas para Ninguém” é o seu primeiro romance. Na obra, a escritora percorre as veredas do fluxo de consciência num momento, e dos monólogos interiores em outro, para a construção dos seus personagens.

Cláudia Sabadini enfatiza a importância da palavra na vida das pessoas e nos destinos do mundo, já que entende que não são as pessoas que mudam o mundo, mas as palavras.

A escritora crê que em cada página o leitor terá um espelho. Contudo, destaca que apesar desta jornada ser única e particular, não quer dizer que será percorrida solitariamente, já que finalizar um ciclo é sempre impactante na vida de todos.

“Ciclos emocionais, profissionais, de relacionamentos, de tudo que dávamos por infinito, e até mesmo o fim da vida, será sempre objeto de estudo, de pesquisa e de histórias para quem escreve e para quem lê. Para mim, enquanto autora, esse livro me ensinou, mais uma vez, que escrever salva e eterniza”.

 

“Escrever salva e eterniza”

 

Foto: Márcia Leal

 

A autora conta que Cartas para Ninguém começou a ser escrito em 2018. Era uma história guardada a partir de uma experiência que teve quando trabalhou na Editora Cachoeiro Cult.

“Atendi uma cliente que queria fazer um livro. Até então uma situação rotineira na editora. Porém, o que me tocou profundamente foi o fato da cliente estar enfrentando uma doença grave e, pressentindo sua partida, resolveu deixar suas memórias num livro. A cliente era a professora Yeda Soares, muito querida na área da Educação em Cachoeiro”, relata.

Cláudia Sabadini diz que a partir desta experiência e de outras observações do cotidiano, das vivências ao seu redor, e do processo de escuta que todo escritor tem, criou um roteiro em que personagens do passado e do presente sintonizam com a história de Bernardo, o autor das cartas.

“Eles acabam criando o grupo ‘Clube de Leituras de Cartas Anônimas’, e é durante esses encontros que acontecem boa parte das narrativas do livro”, esclarece.

A escritora diz que em 2020, com a pandemia, essa história passou a ficar mais forte porque todos lidaram diretamente com a morte.

“Acredito que o perigo iminente da contaminação também acabou por me influenciar nesta escrita. Afinal, lidar com finitudes sempre levam a gente a meditar sobre nossa vida e pensar em mudanças”, enfatiza

 

SAIBA MAIS

Cláudia Sabadini tem cinco livros lançados. Já escreveu “O Jornalismo Literário de Rubem Braga na Guerra” (2012); “Memórias de um Benjamim – a história do setor de rochas contada por um desbravador” (2013); “Zezinho — A Estrela Eterna do Sumaré” (2016); “Rochas do Espírito Santo — 60 anos fazendo história (2017); e “Invernos” (2019).

 

 

caes-aeroporto-29-04-2024

Após morte de cão durante voo, tutores se manifestam em aeroporto

cavalgada

Lei transforma as cavalgadas em patrimônio cultural de Cachoeiro

bar-cafeteria-drink-28-04-2024

Moedas – Lembranças

manjericao-28-04-2024

Manjericão

PRF_resgata_criança_27_04

PRF resgata criança de 2 anos do colo de mãe desorientada

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Leia mais