Jovens quilombolas de Pedra Branca aprendem a fazer instrumentos musicais

Jovens quilombolas de Pedra Branca aprendem a fazer instrumentos musicais
Redação Dia a Dia

A comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta, através da Associação de Folclore, está fazendo um trabalho de resgate da identidade cultural e buscou, através dos editais de incentivo à cultura, atividades que possibilitassem esse objetivo.

Entre as iniciativas  encontradas e disponibilizadas aos moradores estavam as oficinas de instrumentos musicais, destaca Fábio Lyrio, representante da Associação de Folclore.

Ele conta que os moradores, especialmente os jovens, aprenderam com o mestre Domingos do Congo, do município da Serra, a fazer tambores de congo e jongo, atabaque do caxambu e casaca.

Segundo Fábio Ravera essas oficinas deram ainda mais força para o resgate dessa tradição em Pedra Branca. “Com isso todo final de semana tinha atividades na comunidade. A gente tinha apresentações de bandas de congo, o próprio caxambu, mas a pandemia atrapalhou muito isso”, esclarece.

Fábio Lyrio lamenta apenas que a agenda do caxambu mirim esteja suspensa, e não em função da pandemia, mas do preconceito de pessoas que ligam a tradição cultural à macumba.

“A gente está tentando resgatar novamente. As crianças querem, mas os pais não deixam. Esse preconceito tem que ser vencido na comunidade e no município”, enfatiza.

 

Ultimas Notícias