sex 19/abril/2024 13:17
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Mais de 100 servidores participam do Dia D contra a Dengue em Presidente Kennedy

redacao
Redação Dia a Dia

Uma corrente de enfrentamento ao Aedes Aegypiti foi formada, neste sábado (2), pela população de Presidente Kennedy durante a ação de combate ao mosquito, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

Mais de 100 servidores municipais, além dos trabalhadores responsáveis pela coleta dos resíduos sólidos no município, percorreram as ruas do centro da cidade levando informação, orientando as pessoas e recolhendo todo o tipo de recipiente que possa se tornar um possível criador do mosquito.

O lixo recolhido durante toda a ação foi encaminhado para o centro de coleta do município para ser separado, reciclado e fazer o descarte correto do que não for reaproveitado.

Em Presidente Kennedy, os números das arboviroses, que são as doenças causadas pelo abovírus, que incluem dengue, zika e chikungunya, estão em níveis preocupantes.

Do dia primeiro de janeiro ao dia primeiro de março foram notificados 96 casos de dengue, 13 foram confirmados, 27 foram descartados para essas doenças e 56 seguem em investigação.

Com relação a chikungunya, nenhum caso foi notificado até o momento, entretanto duas notificações de zika foram confirmadas.

A ação do Dia D contra a dengue foi promovida pela Prefeitura de Presidente Kennedy, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Outras ações

Temendo a alta incidência no número de casos de arboviroses, comum durante o verão, desde o início de janeiro, a Vigilância Ambiental tem trabalhado com a prevenção.

Os agentes vem realizando palestras e workshops nas escolas, distribuem panfletos no comércio, desenvolveram o trabalho de conscientização no trânsito relacionado a dengue, zika e chikungunya, no período das competições esportivas; realizam mutirões de limpeza e conscientização em parceria com serviços urbanos, limpeza pública e meio ambiente, em comunidades do interior do município.

Além disso, é realizado rotineiramente bloqueio de casos através das notificações recebidas pela Vigilância Epidemiológica e bloqueios dos focos encontrados nos imóveis através do trabalho de visitas domiciliares pelos agentes de endemias.

Também seguem as atividades de capacitação dos agentes, reuniões periódicas com as coordenações e com a secretária municipal de saúde, trabalho de UBV (Ultra Baixo Volume) leve atomizadores manual costal, em locais de difícil acesso para eliminação de possíveis criadouros, e trabalho de UBV pesado veícular termonebulizado, na sede e no interior.

Fotos: Divulgação
Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Roberto Carlos

Roberto Carlos 83 anos: faça um tour pela “Rota das Emoções” que marcou a vida do Rei

Torre Eiffel com o céu azul rosado e neve, mostrando Paris no Outono

Descubra 12 dicas para aproveitar Paris no outono

Homem_do_campo_Presidente_Kennedy_18_04_24

Conheça os benefícios para o homem do campo em Presidente Kennedy

Cover_Roberto_Carlos_18_04_24

Roberto Carlos: cover do cantor cachoeirense recepciona fãs na Casa do Rei

carro_danificado_enchente_Mimoso_17_04_24

Donos de veículos atingidos pela enchente no Sul do ES vão ser isentos do IPVA

Limpeza_rio_Mimoso_17_04_24

“Só vamos sair de Mimoso depois que tivermos reconstruído de fato a cidade”, diz governador durante mutirão de limpeza

Leia mais