Cachoeiro de Itapemirim segue em risco moderado pela 10ª semana consecutiva, segundo o Mapa da Gestão de Risco para Covid-19 elaborado pelo governo estadual. Em janeiro, o Disk Aglomeração recebeu 48 denúncias de desrespeito às medidas implementadas durante a pandemia, sendo 30 relacionadas à aglomeração em estabelecimentos e 11 por uso irregular de máscara nestes locais, todas apuradas pela prefeitura.
A equipe da Central de Fiscalização realizou em janeiro 100 vistorias em estabelecimentos comerciais, para verificar a aplicação das medidas vigentes para combate à pandemia, resultando na emissão de 16 notificações. A prefeitura alerta que a pandemia ainda não acabou e que a população não pode relaxar nos cuidados básicos de higiene.
Além da fiscalização, a prefeitura faz limpeza de locais públicos com hipoclorito de sódio todas as semanas. Também são realizadas campanhas de conscientização junto ao comércio e à população em geral.
“Infelizmente, alcançamos a marca de 300 vidas perdidas para a Covid-19. Não podemos continuar perdendo. O poder público continuará fazendo tudo o que estiver ao seu alcance, mas precisamos do apoio de todas na luta contra a pandemia”, destaca Ruy Guedes, vice-prefeito e coordenador do Sistema de Comando Operacional (SCO) para combate à pandemia em Cachoeiro.
Disk Aglomeração
O Disk Aglomeração funciona 24 horas, atendendo a denúncias de desrespeito às medidas implementadas para combater a pandemia. Para denunciar, qualquer cidadão pode ligar para o telefone 153, acessar a página da Ouvidoria Geral ou fazer a manifestação por meio do aplicativo de celular “Todos Juntos”.