sáb 20/abril/2024 19:36
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Márcia Bezerra fala no encerramento do Agosto Lilás na Câmara de Cachoeiro

foto perfil anete3
Anete Lacerda

A secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra, encerrou nesta terça-feira (31) o  o painel de debates organizado pela Ouvidoria da Mulher da Câmara de Cachoeiro para comemorar o Agosto Lilás.

A secretária apresentou dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende  vítimas de violência doméstica, e que atendeu 649 mulheres e acompanha 75 apenas em 2021.

“O Sistema Único de Assistência Social (Suas) possui ações, programas e estratégias que atendem às mulheres cachoeirenses e que são geridos pela secretaria. Nossa equipe está capacitada no atendimento às mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual”, destaca.

Segundo ela, este resultado foi possível porque a Secretaria melhorou a articulação com a Delegacia da Mulher, disponibilizando uma psicóloga que visita diariamente o local.

Após ser atendida pela polícia, as mulheres vítimas de agressão são ouvidas pela profissional da secretaria, que realiza agendamentos e inicia o acompanhamento dos casos.

Outros benefícios mencionados pela secretária são o auxílio-natalidade, sempre sob aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social, e o Programa Criança Feliz Capixaba, estratégia voltada para a primeira infância e gestantes, em toda a cidade, com visitas em domicílio, para prestar orientações e verificar as condições de vida das famílias.

A Secretária lembrou ainda do programa Marcha das Margaridas, uma ação de empoderamento para mulheres do campo, com iniciativas comportamentais e de empreendedorismo, e também o programa Homem que é Homem, que atende agressores encaminhados pela Justiça, para encontros educativos e conscientizadores.

Além disso, em breve, a secretaria passará a promover palestras em todas as escolas sobre a Lei Maria da Penha, para conscientizar as crianças contra a violência e envolvê-las na proteção à família. Muitas dessas ações são realizadas em parceria com outros órgãos estaduais e federais.

Tentativa_homicídio_Jerônimo_Monteiro_20_04_24

Marido atira na esposa e depois tenta se matar, em Jerônimo Monteiro

MimosodoSul_telhado

Lei garante apoio psicológico para vítimas de desastres naturais

Robo Versius_Heci_20_04

Hospital Evangélico Cachoeiro alcança a marca de doze cirurgias robóticas

atendimentos emergenciais_Mimoso_Sul_19_04

Mais de 3,7 mil atendimentos emergenciais de saúde já foram realizados em Mimoso

Apreensão_Piúma_19_04_24

Polícia Civil de Piúma prende liderança do tráfico no bairro Piuminas

Poema de Cores_Cachoeiro_19_04

Exposição ‘O Poema das Cores’ chega a Cachoeiro de Itapemirim

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Leia mais