Foto: Marinha do Brasil

Marinha chega a Marataízes sábado (30) para exercícios de guerra e ação social

Marinha chega a Marataízes sábado (30) para exercícios de guerra e ação social
Marinha chega a Marataízes sábado (30) para exercícios de guerra e ação social
Anete Lacerda

Mais uma operação da Marinha do Brasil (MB) vai movimentar o litoral sul capixaba neste final de semana. No sábado (30), a partir das 10 h será iniciada a Operação Dragão, que prossegue até o dia cinco de novembro nas proximidades da Área de Apoio Administrativo de Fuzileiros Navais Almirante José Carlos Ribeiro da Silva, na Rodovia do Sol, entre os municípios de Marataízes e Itapemirim.

A operação contará com a participação da Marinha do Brasil (MB), com mais de 1.000 homens, cerca de 200 militares do Exército Brasileiro (EB), que realizarão operações ofensivas, defensivas e complementares e aproximadamente 55 militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que participarão do exercício com o emprego de aeronaves em prol das ações navais e terrestres.

Serão realizadas diversas atividades militares com o objetivo de manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), nesse que é considerado o exercício de operações anfíbias mais importante da América Latina, realizada pela Marinha do Brasil desde 1964.

Fuzileiro naval em treinamento. Foto: Marinha do Brasil

Além das atividades militares, será oferecido à sociedade diversas atendimentos sociais, como serviços de saúde e corte de cabelo gratuito, atividades culturais, conscientização para a preservação do meio ambiente, divulgação sobre as atividades e exposição de equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), dentre outros.

Haverá atividades em parceria com a Associação Pestalozzi e Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Marataízes, exposição de meios e materiais dos Fuzileiros Navais, demonstração de motocicletas e concerto da Banda da Força de Fuzileiros da Esquadra.

 

Além disso, haverá ação operativa de um assalto anfíbio, com participação de navios, embarcações de desembarque e aeronaves da Esquadra, carros lagarta anfíbios (CLAnf), viaturas blindadas e outros equipamento.

Já na sua 40ª edição, a Operação Dragão está inserida no exercício conjunto Meridiano, coordenado pelo Ministério da Defesa. Entre os meios navais, estão o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia e três Fragatas da Classe Niterói.

 

Credenciamento

Para cobertura jornalística da Operação Dragão será necessário fazer o credenciamento junto à Assessoria de Comunicação Social da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), enviando e-mail para agnaldo.silva@marinha.mil.br ou para o telefone (21) 99656-4442, com nome completo e RG, até às 17h da próxima quinta-feira (28/10).

 

 

Veja a programação completa

30/10 (sábado), 13h30 às 17h30 – “Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro para pessoas com deficiência”, em parceria com a APAE-Marataízes e com a Sociedade Pestalozzi de Itapemirim.

Serão realizadas atividades voltadas para pessoas com deficiência. Haverá atividades lúdicas, apresentações dos cães da Companhia de Polícia e contato com equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Marcelino.

31/10 (domingo) e 01/11 (segunda-feira), às 10h30– Exposição de meios e materiais dos Fuzileiros Navais, demonstração de motocicletas do CFN e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa na Praça da Praia Central de Marataízes, próximo à Igreja de Nossa Sra. da Penha;

31/10 (domingo), 16h30 às 17h30 – Concerto da Banda da Força de Fuzileiros da Esquadra na Praça da Praia Central, próximo à Igreja de Nossa Sra. da Penha;

03/11 (quarta-feira), a partir das 10h30 – Demonstração Operativa de um Assalto Anfíbio, com participação de navios, embarcações de desembarque e aeronaves da Esquadra, carros lagarta anfíbios (CLAnf), viaturas blindadas e outros equipamentos dos Fuzileiros Navais. O desembarque ocorrerá nas proximidades da Área de Apoio Administrativo de Fuzileiros Navais Almirante José Carlos Ribeiro da Silva, nº 1744 da Rodovia do Sol, 2, Itapemirim, a partir das 10h.

03 a 05/11, 09h às 16h30 – Ação Cívico-Social (ACISO), com a realização de atendimentos médico-odontológicos e corte de cabelo. Atividades de conscientização de pescadores para a preservação do meio ambiente. Aulas sobre o Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA), com a participação da Capitania dos Portos do Espírito Santo, na Praça do Pontal;

03 a 05/11 – Palestras sobre a Marinha do Brasil, seus valores organizacionais (“Rosa das Virtudes”) e seu Patrono, o Marquês de Tamandaré. Além de informações sobre como ingressar na Marinha. As palestras serão realizadas em escolas da região que desejem participar;

03/11 (quarta-feira), período da manhã – Cerimônia cívica, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Pontal, com a participação dos alunos e de hasteamento da Bandeira Nacional.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias