Fuzileiro naval em treinamento. Foto: Marinha do Brasil

Marinha realiza 40ª Operação Dragão em Itapemirim até domingo (12)

Marinha realiza 40ª Operação Dragão em Itapemirim até domingo (12)
Anete Lacerda

Começou nesta terça-feira (7) a 40ª Operação Dragão da Marinha do Brasil no litoral de Itapemirim, entre as praias da Barra e de Itaoca, na Área de Apoio Administrativo de Fuzileiros Navais, nº 1744 da Rodovia do Sol, 2.

As atividades prosseguem até o dia 12 e 2.500 militares participarão da ação. O Dia D da operação será realizado na sexta (10) a partir das 5h com o desembarque e participação de navios, embarcações de desembarque e aeronaves da Esquadra, carros lagarta anfíbios (CLAnf), viaturas blindadas e outros equipamentos dos Fuzileiros Navais.

Segundo a Marinha trata-se do exercício de operações anfíbias mais importante da América Latina, realizada desde 1964 e a missão integra diversas atividades militares concernentes às tarefas básicas do Poder Naval.

O objetivo é manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e estará inserida no exercício conjunto Meridiano, coordenado pelo Ministério da Defesa, com a participação das três Forças Armadas.

Entre os meios navais, estão o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia e duas Fragatas da Classe Niterói.

Militares do Exército Brasileiro (EB) realizarão operações ofensivas, defensivas e complementares e a Força Aérea Brasileira (FAB) participará do exercício com o emprego de aeronaves em prol das ações navais e terrestres.

Ultimas Notícias