A Igreja Nosso Senhor dos Passos, a Matriz Velha será reinaugurada nesta quinta-feira (10), mesmo dia em que completa 138 anos, após passar por obras de restauração.
Diversas autoridades estão sendo esperadas para a solenidade, entre elas o governador Renato Casagrande. A igreja ficou um ano em processo de restauração e ganhou pintura interna e externa, além de nova iluminação, restauro do assoalho e também paisagismo em torno do templo.
“Esse é um momento único para o município de Cachoeiro de Itapemirim”, frisa o padre Evaldo Ferreira, pároco da igreja, que ressalta o fato da Matriz Velha ser um patrimônio histórico, cultural e religioso da cidade, tombado inclusive pelo Conselho Estadual de Cultura.
“A missa de hoje será um momento de gratidão a Deus. Vamos agradecer pelos 138 anos da nossa igreja e também pela conclusão dessa obra de restauração. Preservar nossa história é também uma forma de reconhecer a sua importância para nosso município”, disse
A Arquiteta e Urbanista Cora Augusta Duarte Aguieiras, que zela pelo Bem Cultural e afetivo da Comunidade local, como é o caso da Matriz Velha, acompanhou todo o processo de restauração.
Ela reforça que a igreja é uma importante expressão da arquitetura religiosa remanescente do século 19, e que ao longo dos anos, passou por algumas intervenções, mas mantém até hoje suas características originais.
“Sua edificação é um ícone de uma comunidade de fé. Sua arquitetura é única no Espírito Santo. É um patrimônio cultural vivo por seus valores artísticos, históricos, social e espiritual para a cidade de Cachoeiro”, destacou.
SAIBA MAIS
A Matriz Nosso Senhor dos Passos teve a construção iniciada em 1879 e foi ampliada e concluída no ano de 1882. O local era propriedade do Capitão Francisco de Souza Monteiro e dona Henriqueta Rios de Souza, proprietários da Fazenda Monte Líbano. A benção inaugural foi realizada no dia 10 de fevereiro de 1884 pelo Pe. Camilo Barcil.
Os dois eram pais do primeiro Bispo Cachoeirense no Espírito Santo, Dom Fernando de Souza Monteiro e dos presidentes do Estado do Espírito Santo, Jerônimo de Souza Monteiro e Bernardino de Souza Monteiro; avós do Governador Carlos Fernando Monteiro Lindemberg.
A Igreja Matriz Velha foi doada à Comunidade católica no município de São Pedro do Cachoeiro no ano de 1899.