O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (8) que a versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 será aplicada em 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem Digital, que será realizado como projeto-piloto, está marcado para 31 de janeiro e 7 de fevereiro do próximo ano.
A decisão foi anunciada em Brasília pelo secretário-executivo da pasta, Paulo Vogel, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes. O adiamento do exame ocorre por conta da pandemia do novo coronavírus. Anteriormente, o exame ocorreria em novembro deste ano.
Antes de divulgar as novas datas, o MEC realizou uma enquete com os candidatos, ainda na gestão de Abraham Weintraub, que deixou a pasta em junho. Na pesquisa, a maioria dos estudantes escolheu o mês de maio de 2021 para a aplicação do Enem.
Seleção Unificada
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas até o dia 10 de julho. Serão oferecidas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país.
Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter feito o Enem de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar.