sex 1/março/2024 11:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Momo: Psicóloga orienta pais a acompanharem o que os filhos veem na internet

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

Diante de inúmeras manifestações de pais preocupados com seus filhos por causa da ameaça virtual da boneca Momo, a psicóloga clínica e especialista em psicologia intensivista, Renata Charra Vasconcelos, falou à reportagem do site Dia a Dia ES e esclareceu algumas dúvidas sobre como proceder caso o filho esteja assustado com boneca.

“Em primeiro lugar, a forma de prevenção que sempre foi recomendada é os pais acompanharem, até pelo menos os 10 anos, o que a criança está assistindo no computador ou tablet. É fazer do equipamento uma brincadeira em família”, disse.

Segundo ela, existem assuntos que devem ser abordados de acordo com a idade da criança, seja a cronológica quanto à maturidade. “Não adianta falar para uma criança de 2 anos sobre o suicídio porque ela não alcança o sentido dessa palavra. Então falamos a ela sobre os perigos, como sobre o fogo, os objetos cortantes e etc”, esclarece.

Uma criança um pouco maior, já chegando à pré-adolescência já começa a ter uma dimensão maior sobre a morte então o assunto já pode ser um pouco mais claro ao ser abordado.

Especificamente sobre a Momo, a psicóloga fala que a aparência da boneca é o primeiro ponto a ser observado a assustar a criança.

“Se, por algum descuido ela ficou assistindo sozinha e viu a boneca e agora está com medo, o mais importante é os pais acolherem esse medo e desmistificarem-no, promovendo um espaço para escutar a criança falar sobre o seu medo”, disse.

Ela recomenda usar essa situação como ferramenta para resgatar o vínculo e a proximidade com os pais. Em outras palavras, falar que a boneca não gosta de criança feliz e saudável. “Estar perto e próximo vai ser o mais importante com relação a essa boneca e tudo de ruim que a internet tem a oferecer.”, conclui.

Se os pais se sentirem inaptos para lidarem com questões tão delicadas, procurar uma ajuda profissional o quanto antes para não acabe se tornando um problema ainda maior.

moto_clonada

Mulher é detida com moto clonada em Jerônimo Monteiro

crack

Polícia Militar apreende drogas em São José do Calçado

moto_cachoeiro

GCM de Cachoeiro apreende moto clonada no bairro Vila Rica

Casteglione

PT lança Casteglione pré-candidato de Cachoeiro nesta sexta-feira

RampadoMirante_VargemAlta (1)

Aprovado projeto sobre rampa de voo livre entre Cachoeiro e Vargem Alta

2º Prêmio da Música Capixaba - crédito_Amanda Miranda (2)

3º Prêmio da Música Capixaba: inscrições só até hoje

Veraldino_Marinho

29 de fevereiro, o dia de quem comemora aniversário a cada quatro anos

PRF

PRF faz sequência de prisões e apreensões em quatro cidades do ES

Leia mais