Divulgação/PMCI

Moradores devem reforçar combate ao mosquito da dengue em Cachoeiro

Moradores devem reforçar combate ao mosquito da dengue em Cachoeiro
Moradores devem reforçar combate ao mosquito da dengue em Cachoeiro
Redação Dia a Dia
Divulgação/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta a população para os cuidados com o mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Segundo dados da Semus, de janeiro deste ano até o início deste mês, foram confirmados 3.050 casos de dengue, 1.955 de chikungunya e 36 de zika em Cachoeiro. Já em 2019, foram 7.509 casos de dengue e 326 de chikungunya e 56 notificações de zika, de janeiro a novembro.

A prevenção pode ser feita com cuidados simples, que evitam a reprodução do Aedes aegypt. São eles: eliminar objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas; limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; tampar qualquer recipiente que possa reservar água e mantê-los sempre limpos; fechar ralos pouco usados com plástico ou jogar água sanitária nesses locais, duas vezes por semana.

Além das orientações, a Semus, por meio da Vigilância Ambiental, realiza serviços que ajudam a combater a proliferação do mosquito. Os bairros que registram mais casos dessas doenças recebem aplicação de inseticida por meio do carro fumacê e os agentes de combate a endemias fazem o trabalho de visita peridomiciliar, na área externa da residência, devido à pandemia do coronavírus.

“Sabemos da importância das ações preventivas e, por isso, incentivamos a população a colaborar no combate contra o mosquito, que transmite várias doenças. É preciso reforçar a conscientização, principalmente, porque o verão se aproxima e, com isso, os cuidados devem ser intensificados”, ressalta a secretária municipal de Saúde em exercício, Alexandra da Penha Araújo Cruz.

Carro fumacê

Nesta semana, serão realizadas aplicações das 17h às 21h, para eliminar possíveis focos dos insetos adultos. O serviço atenderá os bairros Marbrasa, Monte Cristo, São Lucas e Gilson Carone.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias