Após 43 dias de internação, morreu na tarde desta terça-feira (23), aos 80 anos, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória Dom Luiz Mancilha Vilela.
O local do velório e sepultamento ainda não foram definidos.
Dom Luiz que era diabético teve complicações hepáticas que o levaram à internação hospitalar, onde permaneceu desde 9 de julho.
Nascido em 1942 em Pouso Alto, dom Luiz era religioso da Congregação Sagrados Corações.
Foi nomeado bispo em 1986 para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde permaneceu até 2002 quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória.
Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosos.
Em comunicado, a Arquidiocese destacou gratidão à Deus pela “vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio”.
A Arquidiocese finaliza: “Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor”.