Morreu na tarde desta sexta-feira (6), na Santa Casa de Cachoeiro, Canuta Caetano, a Dona Canutinha, 81 anos, ícone do caxambu do município. O velório acontece no centro comunitário de Vargem Alegre. O sepultamento está marcado para este sábado (7), às 14h, no cemitério de Tapera, em São Vicente.
Dona Canutinha era agricultora e líder comunitária. Sua tradição no caxambu veio da infância. Era reconhecida pela prefeitura como patrimônio vivo da cidade, através da Lei Mestre João Inácio. Era mestra do Caxambu Alegria de Viver, da comunidade quilombola de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente.
Ela estava internada em Cachoeiro desde quarta-feira (4) com quadro de pneumonia e sofreu duas paradas cardiorrespiratórias.
Nas redes sociais, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, lamentou a morte de Dona Canutinha.
“Dia triste para a Cultura Popular de Cachoeiro. Perdemos Canuta Caetano, a Dona Canutinha. O corpo será velado no Centro Comunitário de Vargem Alegre e o enterro amanhã, às 14h, no Cemitério Tapera. Nossos sentimentos à família e amigos dessa querida líder comunitária e mestre do Caxambu, em Vargem Alegre”, escreveu o prefeito.