dom 15/junho/2025 03:21
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Morte do cronista cachoeirense Rubem Braga completa 30 anos neste sábado

Nascido em Cachoeiro em 1913, Rubem Braga iniciou sua carreira como jornalista, aos 15 anos, assinando crônicas no Diário da Tarde.

Há trinta anos, o mundo perdia Rubem Braga, o maior cronista brasileiro e um dos nomes mais importantes para a literatura mundial.

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, em 1913, Rubem Braga iniciou sua carreira como jornalista, aos 15 anos, assinando crônicas no jornal Diário da Tarde. Ele chegou a se formar em Direito, sem nunca ter exercido a profissão.

No jornalismo, porém, atuou em trabalhos muito relevantes – sendo correspondente de guerra junto à Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial e colaborando com diversos periódicos, participando, também, de antologias, como a “Antologia dos Poetas Contemporâneos”.

Em 1936, lançou o primeiro livro autoral de crônicas intitulado “O Conde e o Passarinho” e em seu legado, o escritor deixou outras obras como “A Borboleta Amarela (1955) “A Cidade e a Roça (1957) e “As Boas Coisas da Vida (1988).

Teatro

Além de o Teatro Municipal, em Cachoeiro, receber o nome de Rubem Braga, o cronista também foi eternizado, batizando a terceira saída da estação General Osório do Metrô em Ipanema, no Rio de Janeiro. A passagem recebeu o nome de “Complexo Rubem Braga”, em homenagem ao escritor que, por muitos anos, morou na cobertura do prédio vizinho à estação.

O escritor morreu no dia 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro; seu corpo foi cremado e as cinzas jogadas no rio Itapemirim, na famosa “Volta do Caixão”, de onde se tem vista privilegiada para o Pico do Itabira.

Em Cachoeiro, o nome Rubem Braga ainda inspirou a criação de uma bienal literária, a maior realizada no sul do estado. A sétima edição do evento, que aconteceu em 2018, contou com 200 atrações culturais, 255 artistas, lançamento de 26 livros e atraiu cerca de 50 mil pessoas.

“Rubem Braga, apesar de ser cachoeirense, transformou-se num cidadão do mundo pela importância cultural e histórica. Embora o aniversário de sua morte seja uma lembrança triste, também serve para nos lembrar o quanto somos privilegiados por ter contato com o legado deixado por esse grande escritor. Viva Rubem Braga!”, comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mega-sena

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 100 milhões neste sábado

Polícia Federal

Concurso da Polícia Federal: prazo de inscrição é prorrogado até terça-feira (17)

padeiro-padaria-

Prefeitura de Cachoeiro começará classificação de padarias

corrida-sao´pedro-kids

Ônibus terão rota diferente neste sábado por causa da Corrida de São Pedro Kids

No primeiro tapete não havia formas nem flores, apenas o desejo de honrar o Corpo de Cristo com aquilo que tinha: o verde ofertado pela terra e a ternura do gesto.

Corpus Christi de Castelo: Revista O Cruzeiro de 1962 inspirou tradição

Polícia Federal

Concurso da Polícia Federal: prazo de inscrição é prorrogado até terça-feira (17)

feira-da-bondade

Feira da Bondade faz 40 anos e entidades são convidadas para reunião preparatória

apreensao-maconha-correios-cachoeiro-13-06-2025-

Cachoeiro: Polícia e Correios encontram 10 kg de maconha em encomenda

Leia mais