O governo do estado anunciou um mutirão em todo Espírito Santo nesta sexta-feira (11) e no sábado (12) para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
Em parceria com os municípios capixabas, o mutirão vai ofertar cerca de 65 mil doses, distribuídas nas regiões Metropolitana, Central, Norte e Sul.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou a eficácia das vacinas disponíveis no Brasil para imunização da população contra a doença e a mobilização para alcançar toda a população pediátrica apta do Estado.
“É essencial os responsáveis por nossas crianças estarem atentos à importância, necessidade e segurança da vacinação nesse público. Nós pactuamos com os municípios para que a mobilização no mutirão seja intensa”, disse o secretário.
Segundo ele, ao longo da semana serão realizadas lives e entrevistas para abordar esse assunto e tirar dúvidas sobre a aplicação das doses e reforçar a segurança do público infantil “para que dessa forma seja possível combater as notícias falsas que têm prejudicado a imunização dessa faixa etária em nosso Estado”.
Com o mutirão, a expectativa é que o Estado alcance a meta de 90% dessa faixa etária vacinada com a primeira dose.
Os responsáveis que acompanharem os menores de idade e estiverem com alguma dose em atraso também poderão ser vacinados e manter o esquema vacinal em dia.
Até a manhã desta segunda (07), 145.461 crianças entre 05 e 11 anos foram vacinadas no Espírito Santo, representando 37% do público-alvo que é de, aproximadamente, 393.089 pessoas.
Até esta terça-feira (8), 63 municípios já haviam confirmado a participação no mutirão. Confira aqui quais vão participar.
De acordo com o governo do estado, desde o início da pandemia da Covid-19 no Estado, foram registrados 35.061 casos confirmados na faixa etária entre 5 e 11 anos. Deste total, seis mortes pela infecção do vírus foram registradas.
Redução de casos e óbitos com avanço da vacinação, diz governo
Com o avanço da imunização em solo capixaba, foi registrado uma redução dos indicadores de casos e óbitos pela doença. De acordo com o Painel Covid-19, de janeiro de 2022 até esse domingo (06), o Estado somava 391.193 casos confirmados pela doença e 850 óbitos, com letalidade de 0,2%.
Já em 2021, foram confirmados pouco mais de 365.700 casos, com 8.076 óbitos e uma letalidade de 2,20%, sendo que 74% dos óbitos em 2021 aconteceram nos cinco primeiros meses, período no qual a vacinação ainda era destinada a pequenos grupos, devido à escassez de imunizantes.
Até a tarde desta segunda-feira (07), 3.302.157 pessoas haviam recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo. Considerando a segunda dose, dose de reforço e a dose única, já foram aplicadas mais de 7,5 milhões de doses em todo o Estado.