A atividade de maior público na ExpoSul foi o encontro Elas no Agro Capixaba, que reuniu 600 mulheres de mais de 40 cidades do Espírito Santo no sábado (13).
Entre as participantes estavam a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes.
Organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o evento proporcionou troca de experiências e confraternização entre mulheres que atuam no agronegócio capixaba, contando com a participação de figuras femininas que têm se destacado na área.
“O evento surgiu da necessidade de valorizar um pouco mais o trabalho da produtora rural. Atualmente, há de 20% a 30% de atividade rural em que as mulheres estão à frente, mas nós temos muitas produtoras que estão escondidas, então não conseguimos os dados totais”, explicou a superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato Simões.
A vice-governadora destacou a importância da representatividade feminina no agronegócio a partir de sua experiência como empreendedora. Jacqueline atuou por 17 anos como camelô no Centro de Vitória. Ela contou como as dificuldades da época a motivaram na busca de soluções.
“Lembro sempre de uma frase que nos questiona: ‘Na crise, você escolhe chorar ou vender lenços?’. Eu escolhi vender lenços”, comentou Jaqueline.
Ela continuou: “Temos que sempre olhar as coisas pelo lado positivo e identificar de que forma podemos transformar a vida das pessoas. É assim que tenho agido e com esta inspiração que tenho procurado tocar o coração das mulheres para que elas possam crescer e ocupar, cada vez mais, os espaços da vez e de voz no Estado”, destacou.