O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, desmentiu nesta sexta-feira (20) a informação de que o governo do Estado pode decretar o lockdown para frear o avanço da Covid-19. O mesmo foi descartado pelo próprio governador Renato Casagrande, e entrevista pela manhã à Rádio CBN Vitória.
Nésio destacou que o governo não decretou mandou fechar tudo nem no momento mais crítico da pandemia no Espírito Santo, há quatro meses.
Não adotamos medidas caracterizadas como "lockdown" na primeira expansão da doença, nem em seu momento mais crítico. Neste momento, diante do comportamento epidemiológico desenhando o início de uma segunda expansão, tampouco iremos adotar tal medida.
— Nésio Fernandes (@dr_nesio) November 20, 2020
O secretário disse ainda que o governo do Estado já sabe quais atividades representam maior risco para a contaminação pelo coronavírus. O novo Mapa de Risco da Covid-19, com validade entre 23 e 29 de novembro, deve ser divulgado ainda nesta sexta.
Nésio voltou a fazer um apelo para que a população faça a sua parte, que não se discuide da higiene e siga usando máscara, cujo uso é obrigatório em todo o Espírito Santo.
“É preciso, como disse o governador Casagrande, que tenhamos empatia, nos coloquemos no lugar das pessoas vulneráveis e de risco que convivem conosco. O comportamento de risco expõe entes queridos. Todas as vidas importam”, disse Nésio.