sáb 18/maio/2024 04:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Nésio Fernandes e Luiz Carlos Reblin durante coletiva. Foto: YouTube/Sesa

Número de casos de covid-19 dobra no Estado em sete dias, diz secretário

redacao
Redação Dia a Dia

O Estado entrou na quinta expansão da Covid-19 e o número de casos aumentou significativamente, com tendência de se manter alto no mês de junho, e começar a cair a partir de julho.

As informações foram passadas pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e pelo subsecretário de Vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin  nesta segunda-feira (6).

Nésio diz que já são seis semanas seguidas de crescimento de casos, com as confirmações dobrando a cada 14 dias. Segundo o secretário, na última semana epidemiológica medida, o número de casos dobrou em sete dias.

“A positividade – percentual de testes positivos – registrou dois dígitos, chegando a 19%, e a procura por testes aumentou mais de 70%”, esclareceu o secretário.

Nésio afirma que ainda não há impacto nas internações em leitos de UTI [Unidades de Tratamento Intensivo] e enfermaria, e que são mantidos uma média de cinco novos casos semanais de pacientes solicitando leitos Covid-19, o que deve aumentar o número de internações por covid ainda este mês.

Ao mesmo tempo que houve o aumento de casos, , destaca o secretário, houve a ampliação da cobertura vacinal, especialmente entre as pessoas idosas, atingindo 90% desses públicos com três doses.  “No entanto, a chegada da Ômicron impõe a necessidade de ampliar a cobertura com a quarta dose”, enfatizou.

A quinta onda de Covid-19 chega quando outras pressões assistenciais também ocorrem no sistema de saúde, como acidentes e outras doenças respiratórias, pontuou.

Segundo Fernandes, entre as crianças predomina o VSTR, o adenovírus e o vírus da influenza. “O cenário exige atenção redobrada com os cuidados individuais e com a atualização do esquema vacinal, que é uma medida individual de alcance coletivo”, concluiu.

 

Recomendação do uso de máscaras

Fernandes e Reblin dizem que quanto ao uso de máscaras, não há previsão de retomar o uso obrigatório em ampla escala, como em momentos anteriores da pandemia, o que atualmente só acontece para os trabalhadores da saúde e de instituições de longa permanência de idosos.

“Mantemos a recomendação explícita do uso de máscaras em ambientes fechados e no transporte coletivo”, mas deixando claro que entende que o acessório precisa ser incorporado no cotidiano de toda a população.

“Em 2020 já comentávamos que a máscara poderia ser incorporada à rotina dos brasileiros em breve, principalmente em períodos de sazonalidade de doenças respiratórias, como este”, ressaltou

Nésio Fernandes destacou ainda que não há, neste momento, possibilidade da retomada de restrições de atividades econômicas e sociais. “Recomendamos a testagem e o isolamento das pessoas com teste positivo”, concluiu

 

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Theodorico Ferraço-01-02

Em carta aberta, Ferraço anuncia sua pré-candidatura para prefeito de Cachoeiro

audiencia-camara-cachoeiro-emprestimo-victor-coelho-16-05-2024 (1)

Audiência pública em Cachoeiro: prefeito esclarece empréstimo internacional e debate com a comunidade

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Parte da tragédia no Rio Grande do Sul foi causada por ação humana, diz pesquisador

qualificar-itapemirim

Abertas mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos pelo programa Qualificar ES

Leia mais