sáb 13/abril/2024 02:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Unidades móveis da Aderes vão percorres estado com cursos de capacitação

redacao
Redação Dia a Dia

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) está contratando cinco carretas, unidades móveis, para rodar todo o Espírito Santo ofertando capacitação profissional, com o objetivo de formar novos empreendedores, a partir do projeto Capacitar para Empreender.

Os cursos têm carga horária entre 20 e 80 horas e os interessados terão vários cursos e poderão o que melhor atender às suas aptidões. Mimoso do Sul recebeu os cursos de Técnicas de montador de móveis  e Técnicas de marcenaria.

Uma carreta vai disponibilizar cursos na área de Confecção, a segunda fica por conta de cursos voltados para a Cozinha Capixaba, a terceira na linha Frigorífica, a quarta vai ofertar cursos na área da Construção Civil, e, a quinta carreta, na área moveleira.

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, ressaltou que a capacitação empreendedora itinerante vai qualificar e capacitar cerca de mil pessoas que desejam empreender, realizando cursos voltados para a criação de pequenos negócios, nas áreas de confecção, alimentos e bebidas; construção civil, frigorífico e moveleira.

Flávia Cysne, gerente do escritório Regional Sul da Aderes, diz que facilitar o acesso aos cursos de capacitação está entre os objetivos da Aderes, o que permitirá que as pessoas saiam preparadas para empreender e melhorar a qualidade de vida.

Flávia diz que o governo está investindo, entre outras muitas áreas, no pequeno e microempreendedor porque acredita na força desse segmento.

“Sabemos que 78% do empregos gerados no ano passado foram oriundos das micro e pequenas empresas. E ficamos felizes por contribuir com a valorização e fortalecimento das pessoas que querem montar o próprio negócio, ou que precisam se capacitar para entrar no mercado de trabalho”, frisa.

Alberto Gavini diz que as formações vão além do ensino de um ofício. “Elas garantem uma capacitação com foco no empreendedorismo, fomentando o surgimento de pequenos negócios, e gerando renda e melhor qualidade de vida para o capixaba”.

 

SAIBA MAIS

Entre os cursos que serão ofertados na área de Costura estão confecção de nécessaire; risco e corte de confecção industrial; acabamento de costura e costura industrial básica.

Já quem quiser se capacitar na área da Cozinha Capixaba poderá fazer cursos de doces para festas, salgados diversos, caldos diversos, técnicas em fabricação de tortas, fabricação de geleias e doces; fabricação de pães rústicas e produtos natalinos; e fabricação de folhados e assados.

A unidade móvel Frigorífica vai levar o curso de fabricação de embutidos e defumados, com carga horária de 40 horas.

Já a unidade móvel que vai atender a área da Construção Civil vai levar os cursos de operações para bombeiro de reparação e manutenção, com 60 horas aula, além do curso de noções de elétrica básica, com 80 horas.

Quem preferir a unidade móvel Moveleira, vai ter disponível os cursos de técnica de montador de móveis, com 40 horas aula, e técnicas de marcenaria, com um total de 60 horas aula.

Esse projeto, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), é fruto de emenda parlamentar, no valor de R$ 650 mil.

 

 

IPAJM

Beneficiários do IPAJM aniversariantes de janeiro a abril: recadastramento obrigatório termina no fim deste mês

Casa_cultura_Roberto_Carlos_12_04

Mapa do Turismo Brasileiro: Cachoeiro mantém bom desempenho e cumpre 100% dos requisitos

Carreta_tomba_BR101_12_04_2024

Carreta tomba na BR-101 e uma pessoa fica ferida, em Anchieta

Mutirão_limpeza_Mimoso_Sul_11_04_24

Voluntários peregrinos de 8 cidades arregaçam as mangas para limpar Mimoso do Sul

Carros_apreendidos_Marechal_Floriano_11_04_

Carro usado em roubo a estande de tiros é apreendido pela Polícia Civil

Diocese_Estudo_Bíblico_11_04_24

Mês da Bíblia é destaque no 1º Seminário Regional da Animação Bíblica da Pastoral

Projeto_Tamo_Chegando_Cachoeiro_11_04_24

Dia D do “Tamo Chegando” no Zumbi terá apresentação de Teatro Lambe-Lambe

Fazenda_Santa_Casa_Cachoeiro_11_04_24-

Fazenda da Santa Casa vai plantar 20 mil mudas para alimentar pacientes

Leia mais