sáb 2/março/2024 19:19
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Hélio Filho/Secom

“O Espírito Santo quer ajudar a proteger o planeta”, diz governador sobre biogás e biometano

redacao
Redação Dia a Dia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), promoveu, nesta sexta-feira (08), o primeiro evento dedicado ao fomento do biogás e biometano no Espírito Santo, realizado no plenário da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

A abertura do “Fomento ao Biogás e Biometano no ES” teve a presença do governador Renato Casagrande, além de especialistas da área, autoridades e lideranças empresariais.

O biometano é o resultado de um avançado processo de purificação do biogás que está ganhando destaque como fonte de energia sustentável em um reflexo da preocupação global com as emissões de gases poluentes e seus efeitos.

Sua utilização crescente é impulsionada pelo reconhecimento de seus atributos ambientais na redução de gases do efeito estufa (GEE). O biometano, sendo um substituto mais puro do gás natural, é aplicado na geração de energia elétrica e na produção de hidrogênio, por exemplo.

Em sua fala, o governador capixaba, que também preside o Consórcio Brasil Verde, citou a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) no início do mês, em Dubai.

“O Espírito Santo quer dar a sua contribuição para a proteção do planeta. Temos um Plano de Descarbonização que está agora em fase de consulta pública. Essa é uma tarefa desafiadora, pois 2050 está longe, mas é importante chegar lá com as metas alcançadas. Vamos montar um comitê de acompanhamento ano a ano das ações”, disse Casagrande.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, o setor guarda grande potencial no Brasil.

“O Espírito Santo tem a oportunidade de ganhar ainda mais destaque nacional no setor. Um dos gargalos é a falta de articulação entre esses atores envolvidos. Foi com esse diagnóstico que entendemos que seria importante reunir toda essa gente para conversar através desse evento e acredito que conseguimos dar esse passo importante hoje”, apontou.

O evento contou com outros parceiros importantes como a ES Gás, Ambipar Response e Marca Ambiental. Participaram da abertura a presidente da Findes, Cris Samorini, e o diretor presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza.

O “Fomento ao Biogás e Biometano no ES” é mais uma sinalização do comprometimento do Governo do Estado quando o assunto é enfrentamento às mudanças climáticas e na busca por contribuir com as metas de descarbonização. Além disso, o evento vem logo após a participação do Governo do Estado na COP28.

Na Conferência, o Espírito Santo anunciou a abertura da consulta pública para o plano de descarbonização e neutralização de Gases de Efeito Estufa e o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza (PCSBN). Além do anúncio da substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis como o etanol, por exemplo, na frota do governo estadual.

Campanha_Dengue

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

PM

Idoso é agredido com socos e chutes dentro de casa em Muqui

Cras_Zumbi

Começa nesta segunda programação especial para o mês da mulher em Cachoeiro

governador

Governadores discutem Gabinete de Inteligência no combate à violência

dengue

Cachoeiro realiza Dia D de combate à dengue neste sábado (2)

Acidente

Colisão entre carreta e automóvel mata uma pessoa em Cachoeiro

Primeiro_Comando

Capturado em Cachoeiro integrante de facção criminosa PCC

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Leia mais