O mural “Trilhos da História”, intervenção artística feita em homenagem a personalidades cachoeirenses na Linha Vermelha, próximo ao Museu Ferroviário Domingos Lage, será inaugurado nesta quarta-feira (20), às 19h30, pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.
Com cerca de 52 metros de extensão e 6 metros de altura, o painel é resultado do edital de intervenções artísticas urbanas lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) em junho deste ano.
Para executar a pintura, formada por quatro telas, foram selecionados, por meio do edital, os artistas Rudson Costa, Jeferson Braga Martins e Starley Bonfim Silva.
Em uma das áreas, foram retratados os ícones Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio Cocco, Luz Del Fuego, Carlos Imperial e Arnoldo Silva. Em outra, personalidades folclóricas, como Maria Gasolina, Maria Fumaça, Moringueiro, Delicioso, Neném Doido, Geraldo e Agulha.
A terceira tela é composta por mestres da cultura popular, como João Inácio, Dona Canutinha, Dona Maria Laurinda, Dona Isolina, Mestre Salatiel e Mestre Volmir. Na quarta tela, foram homenageados Jece Valadão, Levino Fanzeres, Zozô, Rubem Braga, Newton Braga, Dedé Caiano e o escritor Evandro Moreira.
Corredor cultural
A intenção da Semcult é tornar o painel mais uma atração para visitação no corredor cultural formado pelo Museu Ferroviário, pela Casa de Cultura Roberto Carlos e pela centenária Ponte de Ferro.
“Esse mural representa o orgulho cachoeirense tão divulgado por Rubem Braga. Será um precioso instrumento a serviço da Educação Patrimonial para munícipes e visitantes”, frisa a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.
Na quarta-feira, a partir das 19h, haverá interdição total da Linha Vermelha, no trecho próximo ao Museu Ferroviário. Após o encerramento, a interdição continuará parcialmente ao lado do museu, até quinta-feira (21), ao meio-dia, para desmontagem da estrutura.