As internas do presídio de Cachoeiro de Itapemirim que trabalham na produção de alimentos, na Fazenda Santa Casa passaram a recebem também apoio espiritual oferecido pela Pastoral Carcerária da Igreja Católica.
O encontro é uma vez por semana, quando o grupo se reúne para louvar e aprender um pouco mais sobre a palavra de Deus.
O diácono Zenilton Falcon de Freitas relata que nos encontros são feitas as liturgias, as mesmas que acontecem em qualquer lugar do mundo.
“Antes nos cantamos músicas que elas escolhem e, em seguida, fazemos a meditação da palavra. Nosso objetivo é levar o evangelho para que elas se sintam bem”, explicou.
Sérgio Mariano, gestor da Fazenda, destaca que os resultados podem ser observados no dia-a-dia, e que elas esperam ansiosas por esse momento, que acontece sempre às sextas-feiras.
“Elas contam que vivem em um ambiente muito hostil. E o trabalho na fazenda e esse período de meditação tem ajudado muito na convivência delas”, enfatiza Sérgio Mariano.
A interna Edmara Buzatto contou que se sente honrada de participar do projeto e ter a oportunidade de se ressocializar. “É muito gratificante a gente poder estar aqui”, disse.
Para Andressa Damasceno, a iniciativa da Fazenda ajuda a melhorar a vida delas. “Depois que viemos para cá muita coisa mudou no nosso pensamento. Estou muito feliz de estar aqui”.
O Projeto Cuidar de Vidas, desenvolvido pela Fazenda da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro em parceria com o Sicoob Credirochas, completou dois anos de existência.