Pedra Branca tem oficina de berimbau, capoeira e caxambu neste fim de semana

Pedra Branca tem oficina de berimbau, capoeira e caxambu neste fim de semana
Redação Dia a Dia

A comunidade quilombola de Pedra Branca, em Vargem Alta, oferecerá mais uma oficina de instrumentos musicais, dessa vez o berimbau, que será realizada no domingo (19) a partir das 9h30, dentro do projeto Saberes  Ancestrais, apoiado pela Lei de incentivo à Cultura Aldir Blanc.

Serão disponibilizadas 15 vagas, pois o valor recebido pelo projeto é para essa quantidade de instrumentos, mas todos podem observar e aprender, já que parte do material é encontrado na própria comunidade.

O objetivo é resgatar o que foi perdido e a identidade ancestral, o que já começou com a retomada do caxambu, após muitos anos de esquecimento, e com as oficinas para fazer tambores de jongo, congo, atabaques e a casaca, destaca Fábio Ravera,  representante da Associação de Folclore de Pedra Branca.

Oficina anterior, de tambores, atabaques e casaca, ministrada pelo Mestre Domingos do Congo, da Serra

 

Além da oficina, haverá também roda de capoeira e de caxambu no sábado (18) a partir das 9h30, com mostra de áudiovisual e apresentação de um documentário com orientações de como acessar os editais de cultura e depoimentos de representantes da Secretaria de Cultura, da comunidade, entre outros. Haverá também contação de histórias. A programação será encerrada à noite.

“O Saberes Ancestrais, além de resgatar nossa identidade, é mais um projeto para criação de renda na comunidade. E é sempre bom aprendermos coisas novas”, enfatiza Ravera.

Ele diz ainda que além de aprender o que é o berimbau, o projeto vai incentivar os jovens a participarem das aulas de capoeira

“Pretendemos também agregar o berimbau como instrumento do caxambu, o que já vem sendo feito em outros grupos. Isso vai alimentar a nossa história”, conclui.

 

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias