sáb 15/março/2025 06:47
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Ales

Pessoa com deficiência visual tem direito a certidão em braile no ES

redacao
Redação Dia a Dia
Certidões em braile para pessoa com deficiência visual

Os cartórios de Registro Civil do Espírito Santo têm até o dia 10 de maio para se adaptarem ao direito da pessoa com deficiência visual obter certidões confeccionadas conforme o Sistema de Leitura Braille. A disponibilização está garantida na Lei 12.362/2025, de autoria do deputado Capitão Assumção (PL), sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (11).

Com prazo de 60 dias para entrar em vigor, a Lei 12.362 garante ao cidadão com essa deficiência o acesso ao registro de nascimento, casamento ou óbito, tanto em braile, quanto no modelo convencional (em tinta ou escrito).

Conforme o texto publicado, os cartórios deverão divulgar a disponibilidade do serviço de forma permanente, por meios próprios e adequados. A lei proíbe acréscimo de qualquer valor a ser cobrado para a emissão das certidões.

Na justificativa do então Projeto de Lei (PL) 167/2019, o deputado Capitão Assumção defende que o sistema “é o único método eficaz de comunicação escrita para as pessoas com deficiência visual, sendo assim, se faz necessário o direito à informação, desde a construção dos valores que são alicerce da sociedade contemporânea e a condição fundamental para os exercícios da cidadania”.

Conscientização

O Diário Oficial também trouxe outras leis de origem parlamentar na edição do dia 11. Dentre elas está a Lei 12.361, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende (União), que institui no Estado a campanha de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa nas Escolas”, a ser comemorada anualmente no mês de outubro.

A lei define como campanha a realização de palestras, eventos e outras atividades que estimulem os alunos a incentivarem seus familiares a realizar os exames preventivos, com o objetivo de divulgar e incentivar a prevenção do câncer de mama entre a população feminina.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Uma resposta

  1. Agradecimento e Convite do Instituto Luiz Braille

    O Instituto Luiz Braille expressa sua profunda gratidão ao portal Dia a Dia ES pela reportagem intitulada “Pessoa com deficiência visual tem direito a certidão em Braille no ES”. A divulgação dessa conquista, garantida pela Lei 12.362/2025, é essencial para ampliar o acesso à cidadania e promover a inclusão social.

    Aproveitamos para convidar a todos para conhecer o ILBES e entender de perto o impacto do Braille na vida de milhares de pessoas. O Braille não sobrevive sozinho — ele continua vivo porque pessoas se dedicam a ensiná-lo, promovê-lo e lutar por sua valorização.

    💙 Quer fazer a diferença? O ILBES depende do apoio da sociedade, seja por meio de doações, voluntariado ou simplesmente compartilhando essa mensagem. Sua participação pode transformar vidas!

    📍 Venha nos visitar!
    📞 Para mais informações: (27) 3227-1430

    Juntos, construímos um mundo mais acessível! ♿✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dia Mundial da Água vai ser comemorado com passeio ciclístico

Passeio ciclístico vai celebrar o Dia Mundial da Água em Marataízes

Declaração do IR 2025 começa nesta segunda

Declaração do IR 2025 começa na segunda. Confira as regras

Bispo de Cachoeiro lança livro sobre Moçambique

Bispo da Diocese de Cachoeiro lança livro sobre suas experiências em Moçambique

5 flores vermelhas que simbolizam paixão e força

5 flores vermelhas que simbolizam paixão e força

Certidões em braile para pessoa com deficiência visual

Pessoa com deficiência visual tem direito a certidão em braile no ES

Operação Sangria em Rio Novo do Sul

Promotoria de Justiça de Rio Novo do Sul e GAECO deflagram Operação Sangria

Olimpíada de matemática estadual para os alunos

Governo do Estado lança 1ª Olimpíada Capixaba de Matemática

Esclarece Consumidor é um evento proporcionado pelo Procon de Cachoeiro

Procon de Cachoeiro promove o “Esclarece Consumidor” nesta sexta

Leia mais