A Polícia Militar da Bahia publicou edital nesta quarta (16) com a abertura de concurso para nível médio em postos de trabalho para bombeiros e policiais.
O documento divulgado define mil vagas para participação no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM) e outras 250 para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (QPBM).
Para concorrer, além de ensino médio completo (ou formação técnica profissionalizante de nível médio), o candidato deve ter de 18 a 30 anos, carteira nacional de habilitação categoria “B” e altura mínima de 1,60 metro (sexo masculino) e de 1,55 metro (sexo feminino).
Ganhos mensais
O candidato aprovado vai ingressar na condição de aluno soldado PMBA/CBMBA e terá direito à bolsa mensal de estudo no valor de um salário mínimo.
Depois da conclusão do curso, alcança a patente de soldado. Nessa condição, a remuneração poderá atingir o valor de R$ 3.410,68 (soldo acrescido da chamada GAP), para 40 horas semanais de serviço.
Cotas e gênero
Das mil vagas para a PM, 630 são para homens e 70 para mulheres, ambas na ampla concorrência. No caso de cotas para negros (pretos e pardos), são 270 para candidato do sexo masculino e 30 para o feminino. Assim, totalizam-se 900 vagas para homens e 100 para mulheres.
No caso de Bombeiros, na ampla concorrência há 141 para homens e 32 para mulheres. Nas cotas, são 66 para homens e 11 para mulheres. Portanto, a soma é de 207 para o sexo masculino e 43 para o feminino.
Inscrições
As inscrições para o concurso PM da Bahia devem ser feitas no site da IBFC, das 9h da próxima segunda-feira (21) às 23h59 de 19 de novembro. A taxa de participação é de R$ 70.
No ato do cadastro, o candidato deve escolher a região de classificação, bem como se irá concorrer às cotas. Na primeira convocação, prevista para 2020, serão priorizadas as regiões de Salvador, Itaberaba, Itabuna, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Provas em janeiro
As provas vão ser aplicadas em 19 de janeiro. Abrangerão conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, além de exame discursivo.
O teste será aplicado provavelmente em 19 de janeiro de 2020, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba, conforme a opção do candidato.
Haverá 80 questões de múltipla escolha. Para ser considerado habilitado, é preciso acertar pelo menos 60% delas. A prova discursiva (redação) também valerá de zero a 100 pontos e terá o mesmo critério de habilitação (60 pontos ou mais).