Foto: Polícia Civil

Polícia Civil começa dia com prisões de pessoas ligadas ao crime organizado

Polícia Civil começa dia com prisões de pessoas ligadas ao crime organizado
Redação Dia a Dia

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), deflagrou a segunda fase da Operação Sicário, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16).

Mais de 120 agentes de segurança pública, incluindo policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Gerência de Inteligência da Sesp, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Diretoria de Operações Táticas (DOT) da Sejus, participaram da operação.

A Operação Sicário tem como objetivo o combate ao crime organizado no Estado do Espírito Santo e o cumprimento de 20 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, no município de Vitória.

Em sua primeira fase, resultou na prisão de 24 indivíduos e indiciamento de outros 19, que se encontram foragidos. Todos são integrantes da principal organização criminosa em atuação no Espírito Santo, autodenominada Primeiro Comando de Vitória (PCV).

A primeira fase da Operação Sicário apurou o perfil dos investigados. A maioria dos envolvidos no PCV tem entre 12 e 28 anos, são violentos, tem histórico de desestruturação familiar, são afastados do ambiente escolar e contam com acesso a elevado poder bélico.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o Primeiro Comando de Vitória, que emergiu em 2010, tem sede na região do Território do Bem, constituído pela região do Bairro da Penha e bairros adjacentes, e ramificação em vários municípios capixabas.

A organização criminosa também tem um estatuto contendo as regras que devem ser seguidas pelos membros do PCV.  Quando começou a ser confeccionado, no ano de 2010, eram cerca de dez artigos. Atualmente, o estatuto do Primeiro Comando de Vitória conta com 33 artigos.

As investigações foram realizadas por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática da Polícia Civil (CIAT).

 

SAIBA MAIS

Em latim, “sicarius” se refere ao homem sanguinário, sedento de sangue e cruel. Dessa forma, “Sicário” faz referência aos tipos de crimes cometidos pelos procurados. A Operação Sicário tem como objetivo o combate ao crime organizado no Estado do Espírito Santo.

 

 

Ultimas Notícias