Dois homens foram detidos por suspeita de garimpo ilegal na tarde desta terça-feira (26) em Bom Jesus do Norte. Segundo policiais militares do 3º Batalhão os homens foram flagrados no Rio Itabapoana
Os militares receberam denúncias referentes à extração ilegal de ouro próximo a primeira represa do Rio Itapaboana, zona rural do município.
Ao averiguar a denúncia, surpreenderam os suspeitos, de 38 e 37 anos. Um operava a balsa com bomba de sucção e o outro estava em operação de mergulho com compressor de ar, com a mangueira de sucção que bombeia o recurso mineral para cinco tapetes de separação.
Os suspeitos afirmaram que estavam fazendo extração de ouro para obterem renda extra e que não possuem qualquer tipo de autorização do órgão competente.
Durante a ação os policiais apreenderam duas cuias, roupa de mergulho e duas garrafas pet de óleo diesel, além da quantia de R$70,50 reais e um óculos de mergulho. Outros materiais usados para extração ficaram a disposição da Polícia Federal.
Diante dos fatos, por, em tese, ter ocorrido infração do art. 55 da lei federal 9.605/98 e art. 2º da Lei Federal 8.176/1991, os suspeitos foram apresentados à Delegacia de Policia Federal de Cachoeiro de Itapemirim.