qua 22/maio/2024 11:17
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ponto de testagem para a Covid-19 volta á praça Jerônimo Monteiro nesta segunda

redacao
Redação Dia a Dia

A praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade, voltará a ser ponto itinerante de testagem para a Covid-19 na segunda-feira (31),  informa a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro.

A testagem será disponibilizada de segunda (31) a sexta-feira (4) pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. Serão distribuídas, nos dois turnos, 300 e 150 senhas de atendimento, respectivamente.

Pessoas com e sem sintomas da doença podem fazer o teste. Quem testar positivo já sairá do local com o atestado médico para cumprimento de período de isolamento.

No ponto, a Semus realiza o teste rápido de captura de antígeno (TRAg), em que há coleta de material pela garganta ou nariz (swab). O resultado aparece em cerca de 15 minutos, com grau de precisão de mais de 90%.

O secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, ressalta que a praça Jerônimo Monteiro é um dos principais pontos de circulação de pessoas em Cachoeiro, e que por isso, é um local de grande importância para as estratégias de testagem e imunização.

“Com o avanço do número de casos de Covid-19, é muito importante que as pessoas busquem realizar o teste para identificar a doença, para que, se necessário, fiquem em isolamento, diminuindo o risco de contágio para outras pessoas”, comenta.

Por meio dos pontos de testagem coletiva, já foram realizados mais de seis mil testes na região central de Cachoeiro nas últimas três semanas.

 

Vacina também estará disponível

No ponto de testagem, a Semus também disponibiliza um ponto de vacinação contra a Covid, para atendimento ao público a partir dos 12 anos.

Para crianças de 5 a 11 anos, a vacinação está sendo realizada em cinco unidades de saúde (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi). Para público infantil sem comorbidades, é necessário realizar agendamento pela internet.

Testagem e vacinação nas unidades

A Semus lembra que Cachoeiro oferece testagem a pessoas com sintomas leves de Covid nas Unidades Básicas de Saúde – UBS (de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h). Nesses locais, são disponibilizados, diariamente, 40 testes para identificar a doença.

Além disso, também são realizados testes nos prontos atendimentos municipais (24 horas), que devem ser procurados somente por pessoas com sintomas respiratórios mais graves, como falta de ar, febre alta e dores intensas.

A vacinação contra a Covid, por sua vez, ocorre de segunda a sexta, das 8h às 15h, nas UBS e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde).

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

peter-costab-21-05-2024

Golpista clona número do prefeito e faz vítimas em Mimoso do Sul

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

Leia mais