“Violências de gênero em casa, na rua, no trabalho, na comunidade, direito à defesa, à proteção e à liberdade”; “Violência psicológica, sororidade e desmitificação da competitividade e rivalidade entre mulheres”; e “Autoconhecimento, saúde mental, coletividade e sustentabilidade” são alguns dos tópicos que serão abordados em um seminário especial promovido pela Prefeitura de Cachoeiro no próximo dia 28 em alusão ao Agosto Lilás.
O evento será das 8h às 18h, na Pracinha da Cultura “Sérgio Sampaio”, localizada no bairro Rui Pinto Bandeira. Outra atividade do evento será a oficina “Futuros Possíveis”, voltada para introdução às ferramentas acessíveis para implementação de ideias, negócios e projetos autônomos, coletivos e comunitários.
De acordo com a Secretaria Municipal de Governo, organizadora do evento, a atividade terá o propósito de aproximar as mulheres do campo e trabalhadoras rurais e moradoras da sede do município.
Tudo para fortalecer a conscientização sobre violência doméstica, proteção dos direitos da mulher e outros temas. Para participar, é necessário fazer a inscrição via formulário on-line (clique aqui) até o dia 23 deste mês.
Para a abertura, será oferecido um café da manhã com a intenção de gerar conexão entre as participantes e também haverá uma sessão de fotos para acervo pessoal e coletivo.
No local haverá, ainda, um espaço para o fomento da economia compartilhada, com exposição, troca e compartilhamento de produtos e trabalhos feitos por mulheres do município.
“O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência conta a mulher, sendo um mês importante para se pensar políticas públicas e promover ações entre o poder público, entidades e sociedade civil em geral, para combater esse mal que ainda assola tantos lares”, destaca Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres, da Semgov.