A Prefeitura de Itapemirim iniciou nesta terça-feira a demolição de 11 quiosques na orla da praia de Itaoca, construídos há apenas sete anos, o que causou surpresa aos moradores e turistas.
Segundo a prefeitura, a demolição foi necessária para cumprimento a uma ordem judicial, tendo em vista a constatação de irregularidades na ocupação dos mesmos.
Relata ainda, em nota, que desde o final do ano passado foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura, a Justiça e os quiosqueiros visando conciliar a melhor data para cumprimento da determinação judicial.
Esse TAC foi firmado para que os quiosqueiros não fossem prejudicados, já que todos já haviam se preparado para o período da alta temporada de verão, prossegue a nota oficial.
A medida foi adotada, ainda segundo a nota, para implementar um projeto de requalificação e reordenamento da
orla, já em curso, após estudos técnicos de viabilidade feitos pelas secretarias de Obras e Urbanismo e Meio Ambiente.
A Prefeitura esclarece que a desocupação foi consensual e os quiosqueiros tiveram total suporte da Administração Municipal no transporte dos bens durante o processo de desocupação.
Na manhã desta terça-feira (8), informa a prefeitura, as equipes operacionais da Secretaria Regional estão concluindo o trabalho de limpeza minuciosa nos locais.