qui 20/junho/2024 18:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Alessandro de Paula

Prefeitura de Cachoeiro e Governo do Estado assinam ordem de serviço para dar fim a alagamentos

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

O prefeito Victor Coelho assinou ordem de serviço na noite desta terça-feira (20) que deverá dar um fim aos alagamentos que ocorrem em vários pontos da cidade ao longo da Linha Vermelha, como por exemplo, no bairro Nova Brasília e nas proximidades do Mercado da Pedra, no Guandu.

É a obra de macrodrenagem e reabilitação do pavimento da Avenida José Felix Cheim (Linha Vermelha), que será realizada com recursos do governo do estado, que investiu R$ 55,9 milhões nesta primeira etapa.

O serviço também inclui obras na rua Etelvina Vivácqua, uma das mais afetadas no bairro Nova Brasília e a esplanada situada atrás da antiga Estação Ferroviária.

A cerimônia contou com a presença de moradores da região beneficiada e vereadores, além de lideranças.

Representando o governador Renato Casagrande, que não participou por vedação eleitoral, estiveram na assinatura a secretária de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Alves Pedroso e o secretário de Saneamento, Habilitação e Desenvolvimento, Octavio Luiz Guimarães.

Nesta primeira etapa, segundo a prefeitura, as obras começarão na avenida Beira Rio e seguirão até o encontro do bairro Zumbi com a rua Etelvina Vivácqua, bairro Nova Brasília. A segunda etapa, que falta ser autorizada, está orçada em cerca de R$ 35 milhões e seguirá até o bairro São Francisco de Assis.

Entre os vereadores estiveram presentes Mestre Gelinho, Ely Escarpini, Vandinho da Padaria, Sandro Irmão, Léo Cabeça, Marcelinho Favero e Rodrigo Sandi

 

“É a realização de um sonho, uma obra muito importante, muito marcante para Cachoeiro, onde moradores sofrem historicamente com alagamentos há muitos anos e, se Deus quiser, vamos estar resolvendo esse problema.

Semana que vem estaremos reunidos com a empresa para fazer o plano com relação ao trânsito, pois a obra começa na Beira Rio e vem subindo. A empresa já começa a montar o canteiro de obras e a gente inicia as obras assim que tiver o planejamento para não prejudicar tanto o trânsito.

Toda obra gera transtornos, a Linha Vermelha é uma via arterial da cidade, mas precisamos olhar com empatia para quem precisa dessa obra, aqueles que perderam seus bens. É um problema de 40 anos.

Esta é a primeira etapa das obras, temos a segunda. Por isso é importante continuar a parceria com o governador Renato Casagrande para continuar esse trabalho.”

Victor Coelho, prefeito municipal

 

 

“É com muita satisfação que estou aqui. A obra vai trazer neste momento muitos empecilhos na movimentação das pessoas, mas vai evitar para sempre aqueles alagamentos, a história de ‘eu perdi tudo’. Isso vai acabar. Essa é a primeira parte, vai ter uma segunda etapa que foi combinada com o prefeito e (o governo) já está com recursos disponíveis.”

Octavio Luiz Guimarães, secretário de Saneamento, Habilitação e Desenvolvimento.

 

 

“Este é um momento histórico para esse bairro, esta comunidade. Trabalho neste ginásio (Ginásio de Esportes do bairro Nova Brasília) há 17 anos e aprendi a conviver com as tristezas no tempo da chuva. Comerciantes, moradores perdendo muitas vezes o que não tinham. É uma obra de grande porte que vai marcar a gestão do prefeito e do governador. Eu e os demais vereadores não medimos esforços indo a Vitória para reuniões juntos com lideranças da comunidade para que esse momento pudesse acontecer.

Adriano Pereira Verediano, o Mestre Gelinho, vereador”

 

 

“Fui prefeita em uma cidade do interior do estado e a gente sabe o quão é importante uma obra dessa para o gestor. Tenho a convicção que essa é uma obra, entre tantas que realizamos, mais importantes, pois lidar com chuvas, enchente é algo que mexe com a vida das pessoas, que precisam se reconstruir a todo tempo, buscar novos caminhos.

Nós estamos aqui realizando um trabalho liderado pelo nosso governador Renato Casagrande. Cachoeiro é testemunha de que os braços do Governo do Estado estão em todas as partes, por meio de obras e serviços. Temos um estado organizado, com um líder, um gestor que com sua visão faz as obras chegarem onde estão as pessoas, nos municípios”

Maria Emanuela Alves Pedroso, secretária de Economia e Planejamento.

 

 

“Esse é um pacote de obras completo que vai, além de solucionar o problema de alagamento que acontece na Etelvina Vivácqua, bairro Nova Brasília, também vai revitalizar passeios públicos, com mobilidade urbana. Será uma obra grandiosa, esperada por todos. A ordem de serviço já está dada para início imediato, mas obviamente tem um período de instalação do canteiro de obras, que leva de 15 a 30 dias. Vamos trabalhar para que a obra fique pronta em até um ano.

Essa primeira etapa resolve 70% do problema da macrodrenagem da região. Vem subindo da Beira Rio até a altura da entrada do bairro Zumbi e desce para a rua Etelvina Vivácqua. A segunda etapa vai até o bairro São Francisco. Então, a obra vai atender não apenas o Nova Brasília, mas o Zumbi, Santo Antônio, Parque das Laranjeiras, São Francisco de Assis e o bairro Guandu. Muita gente será beneficiada”

Delandi Pereira Macedo, secretário de Obras

 

 

“Eu acompanho esse problema desde 1979 quando vim para o bairro, porém os mais antigos dizem que as inundações já ocorriam uns 20 anos antes. A gente espera que essa obra venha a resolver esse problema, vai retirar todo esse transtorno das águas que vem do Zumbi e do Basílio Pimenta, pois descerá dentro dessa nova galeria pela Linha Vermelha. Vai aliviar a gente, pois já tivemos prejuízos durante muitos anos”

Jorge Gomes Martins, líder comunitário

 

Mais fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

festa-junina-quadrilha-18-06-2024

Começa a Feira São João Art’s na Praça em Cachoeiro. Confira a programação

bomba-costal-dengue-13-06-2024

Queda de 77% nos casos confirmados de dengue em Cachoeiro

Leia mais