ter 16/dezembro/2025 11:39
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Procon de Cachoeiro orienta consumidor para não cair em golpe do falso boleto

O Procon de Cachoeiro está orientando os consumidores a como evitarem de cair no golpe do falso boleto, que não é uma prática nova, mas tem se tornado mais sofisticada.

É para evitar problemas como esse, em que os criminosos fazem cópias de documentos de cobrança como se fossem verdadeiros, para que o dinheiro do pagamento vá para as suas contas, que o órgão de defesa do consumidor faz algumas recomendações.

A primeira delas é conferir se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Caso sejam diferentes, o boleto não é verdadeiro.

E se a cobrança for uma conta recorrente, como a de energia elétrica, água, mensalidade escolar e afins, é preciso duvidar de qualquer alteração.

O Procon destaca ainda que também é fundamental verificar se os primeiros dígitos do código de barras coincidem com o código do banco emissor.

É possível consultar a numeração de todas as instituições bancárias no site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Outro cuidado importante é verificar se a empresa ou pessoa que receberá o pagamento é verdadeira. Se for uma empresa, consulte a reputação dela no portal Reclame Aqui.

Também é recomendado verificar se o CNPJ da emissora é real no aplicativo da Receita Federal. Uma característica comum do boleto falso é a impossibilidade de leitura do seu código de barras. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a digitar manualmente a sua numeração.

Por isso, é recomendado tentar fazer a leitura do código com a câmera do celular em vez de digitar e sempre redobrar a atenção quando encontrar essa dificuldade.

Com o crescimento desse tipo de golpe, é indicado emitir boletos no site da instituição, já que vias físicas têm mais chances de terem sido adulteradas.

A melhor saída para evitar cair no golpe do boleto falso é solicitar à instituição correta para que o valor seja debitado automaticamente da sua conta bancária.

“A indicação é de que, se for vítima desse tipo de golpe financeiro, registre o boletim de ocorrência imediatamente na Polícia Civil e procure o Procon para tentar solucionar o problema”, alerta coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

muniz-freire-premio-prata-transparencia-

Transparência: Muniz Freire é premiado e recebe reconhecimento nacional

escritorio-home-office-

Campanha facilita negociação de contas de luz atrasadas até 30 de dezembro

cachoeiro-natal-da-tina-

Palácio Bernardino Monteiro vira palco de espetáculo natalino em Cachoeiro

policia-tentativa-homicidio-cachoeiro-16-11-2025-

Suspeito é preso após tiros deixarem duas pessoas feridas na Beira Rio

indigena-awa-guaja

Brasil reconhece só 29 dos 115 povos indígenas isolados registrados no país

cultura-danca

Setor cultural gera 5,9 milhões de vagas e bate recorde em 2024, aponta IBGE

estupro-de-vulneravel-

Suspeito de estupro de criança, que está grávida, é preso em Muniz Freire

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

Leia mais