seg 8/agosto/2022 16:56

Professora recebe retorno de alunos que escreveram cartas para o futuro

Professora recebe retorno de alunos que escreveram cartas para o futuro
Redação Dia a Dia

A professora de Língua Portuguesa Patrícia Peres Ferreira Nicolini, que desenvolve há quase dez anos nas escolas em que trabalha o Projeto Carta para o Futuro, começou a receber o retorno das cartas postadas para seus ex-alunos no dia 25 de novembro.

Elas foram escritas em 2015 nas aulas de produção de texto por alunos entre 13 e 15 anos que cursavam os 8º e 9ºs anos, conta a professora.

A primeira a se manifestar foi Renata Vicentini Costa, 17 anos, que fala da emoção e alegria de ler a carta que escreveu para si mesma em 2015.

 

“Primeiramente só tenho a agradecer a professora Patrícia Peres, que nos proporcionou esse momento. Lembro que nesse dia, fiquei super empolgada quando ela contou sua ideia sobre o ‘Cartas para o Futuro’ e a turma toda topou no mesmo instante”.

Ela relembra o momento e diz que foi sensacional, com a turma toda concentrada, alegre e em dúvidas do que escrever, e que ficou muito emocionada em ver o quanto cresceram, mudaram e amadureceram.

“Isso é incrível. Saber que aquela menina de cinco anos atrás cresceu, hoje tem novos sonhos, objetivos, pensamentos e ideais mais amadurecidos. Ao ler essa carta, relembrei vários momentos alegres e de muitos aprendizados”, enfatiza.

Renata diz que se pudesse voltar ao passado, somente agradeceria a Renata do passado. “Como eu disse no meu texto, que meu “eu do futuro” poderia rir de algumas frases, mas que cada palavrinha valeria a pena, e realmente, valeu a pena, por isso, obrigada “eu do passado”.

A estudante agradece também à professora Patrícia por tantos ensinamentos e esse momento tão especial e emocionante que ela proporcionou.

Renata diz que a partir do recebimento da carta, vai responder às perguntas que fez a seu “eu do futuro” e quem sabe escrever uma nova carta para abrir nos próximos cinco anos.

Outra que se empolgou com o recebimento da carta foi Lia Kuster David, de 19 anos. “Hoje fui surpreendida com uma carta do meu eu do passado, de um projeto da minha professora de português, a Patrícia Peres, e foi uma surpresa”.

Lia relata que nem lembrava mais da carta e que ao ler pode perceber como seus pensamentos atualmente mudaram e que teve uma reflexão a respeito da vida e pode analisar que realizou sonhos e suas metas desde o dia em que a carta foi escrita.

“Fico muito feliz em participar deste projeto, pois ao receber a carta pude reviver um pouco da minha infância e relembrar como a época da escola era boa”.

Daniel Ruiz, de 19 anos, também recebeu a cartinha que escreveu e diz que foi possível ver o quanto a vida e pessoa pode mudar.

“A proposta da carta para o meu eu do futuro é muito interessante, pode-se comparar suas expectativas de antes e perceber as mudanças”.

Uma pequena viagem no tempo. Essa foi a sensação da aluna Isabella Guidinelli Cardoso Ferri, 17 anos, quando recebeu a correspondência que escreveu para si mesma em 2015.

 

Destaca que ficou surpresa ao recebê-la, já que havia alguns anos que tinha feito e não se recordava muito bem. “Foi uma experiência divertida e nostálgica receber uma cartinha do meu “eu” do passado e ver quais eram os meus pensamentos, preocupações e questionamentos para o meu eu do futuro”.

A professora Patrícia voltou a aplicar o o projeto Carta para o Futuro em suas turmas de 9º ano da Escola Estadual Professora Hosana Salles. “As cartas serão postadas no Correio em 2025”, informa.