qua 19/junho/2024 20:59
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Professora recebe retorno de alunos que escreveram cartas para o futuro

redacao
Redação Dia a Dia

A professora de Língua Portuguesa Patrícia Peres Ferreira Nicolini, que desenvolve há quase dez anos nas escolas em que trabalha o Projeto Carta para o Futuro, começou a receber o retorno das cartas postadas para seus ex-alunos no dia 25 de novembro.

Elas foram escritas em 2015 nas aulas de produção de texto por alunos entre 13 e 15 anos que cursavam os 8º e 9ºs anos, conta a professora.

A primeira a se manifestar foi Renata Vicentini Costa, 17 anos, que fala da emoção e alegria de ler a carta que escreveu para si mesma em 2015.

 

“Primeiramente só tenho a agradecer a professora Patrícia Peres, que nos proporcionou esse momento. Lembro que nesse dia, fiquei super empolgada quando ela contou sua ideia sobre o ‘Cartas para o Futuro’ e a turma toda topou no mesmo instante”.

Ela relembra o momento e diz que foi sensacional, com a turma toda concentrada, alegre e em dúvidas do que escrever, e que ficou muito emocionada em ver o quanto cresceram, mudaram e amadureceram.

“Isso é incrível. Saber que aquela menina de cinco anos atrás cresceu, hoje tem novos sonhos, objetivos, pensamentos e ideais mais amadurecidos. Ao ler essa carta, relembrei vários momentos alegres e de muitos aprendizados”, enfatiza.

Renata diz que se pudesse voltar ao passado, somente agradeceria a Renata do passado. “Como eu disse no meu texto, que meu “eu do futuro” poderia rir de algumas frases, mas que cada palavrinha valeria a pena, e realmente, valeu a pena, por isso, obrigada “eu do passado”.

A estudante agradece também à professora Patrícia por tantos ensinamentos e esse momento tão especial e emocionante que ela proporcionou.

Renata diz que a partir do recebimento da carta, vai responder às perguntas que fez a seu “eu do futuro” e quem sabe escrever uma nova carta para abrir nos próximos cinco anos.

Outra que se empolgou com o recebimento da carta foi Lia Kuster David, de 19 anos. “Hoje fui surpreendida com uma carta do meu eu do passado, de um projeto da minha professora de português, a Patrícia Peres, e foi uma surpresa”.

Lia relata que nem lembrava mais da carta e que ao ler pode perceber como seus pensamentos atualmente mudaram e que teve uma reflexão a respeito da vida e pode analisar que realizou sonhos e suas metas desde o dia em que a carta foi escrita.

“Fico muito feliz em participar deste projeto, pois ao receber a carta pude reviver um pouco da minha infância e relembrar como a época da escola era boa”.

Daniel Ruiz, de 19 anos, também recebeu a cartinha que escreveu e diz que foi possível ver o quanto a vida e pessoa pode mudar.

“A proposta da carta para o meu eu do futuro é muito interessante, pode-se comparar suas expectativas de antes e perceber as mudanças”.

Uma pequena viagem no tempo. Essa foi a sensação da aluna Isabella Guidinelli Cardoso Ferri, 17 anos, quando recebeu a correspondência que escreveu para si mesma em 2015.

 

Destaca que ficou surpresa ao recebê-la, já que havia alguns anos que tinha feito e não se recordava muito bem. “Foi uma experiência divertida e nostálgica receber uma cartinha do meu “eu” do passado e ver quais eram os meus pensamentos, preocupações e questionamentos para o meu eu do futuro”.

A professora Patrícia voltou a aplicar o o projeto Carta para o Futuro em suas turmas de 9º ano da Escola Estadual Professora Hosana Salles. “As cartas serão postadas no Correio em 2025”, informa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

festa-junina-quadrilha-18-06-2024

Começa a Feira São João Art’s na Praça em Cachoeiro. Confira a programação

bomba-costal-dengue-13-06-2024

Queda de 77% nos casos confirmados de dengue em Cachoeiro

festa-sao-pedro-cachoeiro-18-06-2024

Festa de São Pedro 2024 traz novidades na programação religiosa

denguees

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

colegas-estudando-juntos-para-um-exame-18-06-2024

Governo abre mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos, sendo 420 no Sul do ES

violencia-03-06-2024 - 1

Tio preso por abusar de sobrinha de 12 anos em Muniz Freire

Leia mais