Os professores efetivos ativos da Prefeitura de Cachoeiro passarão a receber de vencimento inicial de R$ 4 mil (carga horária de 40h).
O valor é superior ao novo piso nacional da categoria, de R$ 3.845,63, com o qual serão contemplados os professores contratados (40h) da rede municipal.
O anúncio foi feito pelo prefeito Victor Coelho nesta sexta-feira (29), em reunião com membros do sindicato dos servidores municipais (Sindimunicipal) e da comissão de educação da Câmara Municipal, representada pelo vereador Diogo Lube.
Para efetivar o reajuste, um projeto de lei será encaminhado ao legislativo municipal nos próximos dias, com indicação para apreciação em regime de urgência.
A intenção é atualizar os salários ainda em agosto, incluindo pagamento de valores retroativos a maio, data-base para reajustes da categoria. Profissionais com carga horária de 25h receberão proporcionalmente.
O prefeito Victor Coelho destacou que a atualização salarial será feita com base em estudos de impactos financeiros e projeções de receitas, que apontaram a possibilidade de concessão do aumento, com respeito aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Desde o início deste ano, quando o novo piso nacional foi anunciado, temos feito essas avaliações, acompanhando a evolução das receitas do Fundeb, de onde vêm os recursos para pagamento dos professores. Fizemos o dever de casa e, agora, com muita responsabilidade e satisfação, poderemos dar mais esse passo importantíssimo para valorização do nosso magistério, que passará a ser um dos mais bem remunerados do estado”, frisa.
A presidente do Sindimunicipal, Marissol Silva, comemorou a conquista. “Acompanhamos de perto a mobilização e o empenho da gestão municipal nesses últimos meses e, com muita felicidade, recebemos essa excelente notícia para os professores da rede municipal, que estão de parabéns pela conquista”, disse.