sex 24/maio/2024 06:38
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Roubo de gado. Força tarefa vai fiscalizar açougues e supermercados do ES

redacao
Redação Dia a Dia

Uma força tarefa envolvendo agentes da Vigilância Sanitária Estadual, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da polícia vai inspecionar açougues e supermercados com o objetivo de combater a venda de carne clandestina.

O objetivo da ação, segundo o presidente do Idaf, Mário Louzada, é coibir os furtos e abates clandestinos de gado, uma reivindicação de lideranças do setor agrícola que pede ações para combater crimes na zona rural.

O furto de gado é uma dor de cabeça para produtores rurais. Em dois meses, proprietários de Ecoporanga, no Norte do Estado, perderam 15 animais. Na maioria dos casos, o gado é abatido e desossado no pasto mesmo.

Em Presidente Kennedy, os furtos de gado revoltaram um morador da região que espalhou cartazes ameaçando de morte “ladrões, compradores diretos e indiretos”.

A medida anunciada pelo Idaf é resultado de reunião da Federação da Agricultura do Espírito Santo com o governador Renato Casagrande no dia 10 de janeiro.

“Levamos a nossa grande preocupação e o desejo de que o governo pudesse intensificar com o seu sistema de segurança o combate ao crime na zona rural”, disse o vice-presidente da federação, Wesley Mendes.

Durante o encontro, a federação levou às mãos do governador a proposta de criação de um plano estadual de segurança rural, visando definir políticas públicas dedicadas ao setor do campo.

 

Criado Comitê de Segurança Rural

A partir do primeiro encontro com o governador, a federação voltou a se reunir com lideranças do estado e, juntos, criaram, nesta segunda-feira (24) o Comitê de Segurança Rural com representantes da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Agricultura, do Idaf e produtores rurais.

“Hoje não temos nenhuma dedicação especial das forças de segurança para combate ao crime na zona rural. A partir de agora temos a esperança que a gente consiga viver um momento novo no Espírito Santo”, disse Wesley.

O presidente do Idaf apoiou a iniciativa de criar o comitê.

“Ali nós vamos discutir temas, com medidas práticas e rápidas para, de forma efetiva, diminuir a violência no campo”, disse Mário Louzada.

Dentre estas ações está o combate ao roubo de gado. “O roubo de gado está diretamente relacionada à venda clandestina de carne que ocorre através do comércio, como açougues, supermercados e redes de supermercados”, explicou Louzada.

culto-mimoso-23-05-2024

Mimoso do Sul: Culto de ação de graças marca 60 dias da enchente e faz homenagem às vítimas

prisao-presidente-kennedy-22-05-2024

Homem é preso após simular acidente de trânsito para matar desafeto em Presidente Kennedy

Baile de Gala 2023b-22-05-2024

Sob nova direção, Caçadores Carnavalescos promete um Baile de Gala inesquecível

roberto-valadao-b-22-05-2024

Governador e prefeito de Cachoeiro decretam luto de três dias pela morte de Valadão

bonecos-croche-presidio

Detentos capixabas produzem bonecos de super-heróis para crianças vítimas da chuva em Mimoso

roberto-valadao-22-05-2024

Cachoeiro perde Roberto Valadão, um de seus filhos mais ilustres

posto-oasis-lacrado-c-15-05-2024

A prefeitura estaria infringindo a lei se renovasse concessão do Posto Oásis, afirma procurador

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

Leia mais