sex 26/julho/2024 20:41
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Roubo de gado. Força tarefa vai fiscalizar açougues e supermercados do ES

redacao
Redação Dia a Dia

Uma força tarefa envolvendo agentes da Vigilância Sanitária Estadual, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da polícia vai inspecionar açougues e supermercados com o objetivo de combater a venda de carne clandestina.

O objetivo da ação, segundo o presidente do Idaf, Mário Louzada, é coibir os furtos e abates clandestinos de gado, uma reivindicação de lideranças do setor agrícola que pede ações para combater crimes na zona rural.

O furto de gado é uma dor de cabeça para produtores rurais. Em dois meses, proprietários de Ecoporanga, no Norte do Estado, perderam 15 animais. Na maioria dos casos, o gado é abatido e desossado no pasto mesmo.

Em Presidente Kennedy, os furtos de gado revoltaram um morador da região que espalhou cartazes ameaçando de morte “ladrões, compradores diretos e indiretos”.

A medida anunciada pelo Idaf é resultado de reunião da Federação da Agricultura do Espírito Santo com o governador Renato Casagrande no dia 10 de janeiro.

“Levamos a nossa grande preocupação e o desejo de que o governo pudesse intensificar com o seu sistema de segurança o combate ao crime na zona rural”, disse o vice-presidente da federação, Wesley Mendes.

Durante o encontro, a federação levou às mãos do governador a proposta de criação de um plano estadual de segurança rural, visando definir políticas públicas dedicadas ao setor do campo.

 

Criado Comitê de Segurança Rural

A partir do primeiro encontro com o governador, a federação voltou a se reunir com lideranças do estado e, juntos, criaram, nesta segunda-feira (24) o Comitê de Segurança Rural com representantes da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Agricultura, do Idaf e produtores rurais.

“Hoje não temos nenhuma dedicação especial das forças de segurança para combate ao crime na zona rural. A partir de agora temos a esperança que a gente consiga viver um momento novo no Espírito Santo”, disse Wesley.

O presidente do Idaf apoiou a iniciativa de criar o comitê.

“Ali nós vamos discutir temas, com medidas práticas e rápidas para, de forma efetiva, diminuir a violência no campo”, disse Mário Louzada.

Dentre estas ações está o combate ao roubo de gado. “O roubo de gado está diretamente relacionada à venda clandestina de carne que ocorre através do comércio, como açougues, supermercados e redes de supermercados”, explicou Louzada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais