Tossir por mais de três semanas, cansaço excessivo e falta de apetite podem ser sintomas de tuberculose
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), aproveitando o dia internacional de combate à doença, celebrado no domingo (24), orienta a população sobre os serviços que oferece para tratamento desta enfermidade.
O paciente que apresenta os sintomas deve procurar uma das unidades básicas de saúde para atendimento e encaminhamento para a realização do teste de escarro, feito no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, para confirmação do diagnóstico.
Em caso positivo, o paciente será monitorado pela equipe de profissionais da Semus e receberá acompanhamento de, no mínimo, seis meses, com medicação diária, na própria unidade de saúde de seu bairro.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Os familiares também deverão passar por exames para verificar se houve transmissão da doença.
De acordo com o Programa Municipal de Combate à Tuberculose, que desenvolve ações permanentes para prevenção e controle da doença, em 2018 foram notificados 110 casos de tuberculose em Cachoeiro.
“O paciente diagnosticado com a doença recebe a atenção devida e acompanhamento pelas equipes. É fundamental que o morador que apresente os sintomas procure, o quanto antes, avaliação profissional na UBS mais próxima de casa”, ressalta a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho