dom 2/junho/2024 02:35
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sarau celebra 112 anos de Newton Braga nesta sexta

redacao
Redação Dia a Dia

Nesta sexta-feira (11), Cachoeiro comemora os 112 anos do nascimento de um de seus filhos mais ilustres, o escritor Newton Braga (1911-1962). Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) promove a 7é edição do evento LiteraNewton, com um sarau cheio de dança, música e poesia.

O sarau “Cidade do Interior” será apresentado no Centro Cultural Casa dos Braga, localizado na rua 25 de Março, às 19h30, pelos estudantes da escola Guimarães Rosa. A entrada é gratuita.

Os presentes poderão usufruir de uma noite de encantamento, com leitura de textos do poeta cachoeirense, como “Canto de glória”; “E, então, certo dia, por acaso…”; “Gozo místico” e “Conselho”. Na parte musical, serão apresentadas grandes clássicos da MPB, como “Travessia”, “Casinha Branca”, “Canteiros”, “Naquela mesa”, “Caçador de mim”, “Em nome de Deus” e “Amor de índio”.

No evento, também serão apresentados os 20 poemas que irão compor o livreto do 2º Festival de Poesia Newton Braga. Eles foram selecionados entre os 57 inscritos no concurso, lançado em julho pela Semcult, em homenagem ao escritor.

“Incentivar a escrita e estimular a produção de poesia é perpetuar o legado de Newton Braga. Isso fortalece o movimento literário e lança olhar para a vocação cachoeirense para as letras”, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Newton Braga
Newton Braga nasceu na fazenda do Frade, administrada pelo pai, Francisco Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro. Irmão do cronista Rubem Braga, o jornalista, advogado e escritor estudou no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, cidade onde atuou em jornais e publicou poemas com influência do modernismo.

Em 1932, voltou para a cidade natal, onde foi jogador do Estrela do Norte e redator-chefe do Correio do Sul, que o ajudou a impulsionar movimentos cívicos, como a criação do Dia de Cachoeiro. “Lirismo perdido”, “Cidade do interior” e “Poesias e prosa” são algumas de suas principais obras.

velorio-dona-neuza-01-06-2024

Castelo se despede de Dona Neuza Bassani, fundadora do Santuário de Aracuí

pico-do-itabira

Monumento do Itabira tem plano de manejo para uso sustentável da área

corrida-sao-pedro2-25-06-23

Treinão prepara atletas para a 44ª Corrida de São Pedro em Cachoeiro

alunos-irmaos-estudantes-escola-31-05-2024

Projeto na Assembleia prioriza vagas para irmãos na mesma escola

FAB-Forca-aerea-31-05-2024

FAB abre processo seletivo de cabos temporários para trabalhar no RS

orquidea-baunilha-31-05-2024

Conheça a Baunilha Capixaba, espécie rara de orquídea localizada no Espírito Santo

acidente-carreta-guacui-idea-b-31-05-2024

Motorista morre ao colidir em carreta atravessada na pista em Guaçuí

festa-de-corpus-christi-castelo-tapetes-30-05-2024

Imagens de drone revelam a grandiosidade da Festa de Corpus Christi em Castelo

Leia mais