Pesquisa da Edellman Intelligence, em parceria com a HABRI e a Mars Petcare, revelou que 80% das pessoas se sentem menos sozinhas na companhia de um pet.
A máxima de que cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como a depressão foi confirmado pelo estudo, que prova que ter bichinhos de estimação causa um impacto positivo na saúde mental.
O levantamento diz que 26% dos entrevistados acreditam que ter um animal de estimação faz bem à saúde mental. Existem outros benefícios. Eles também colaboram para a redução da timidez e facilitam a socialização.
Isto funciona muito bem com as crianças apontam os estudos. Além de incentivar a socialização, os pets ajudam ainda a torná-las mais responsáveis, afetivas, carinhosas e até mesmo focadas.
Outro estudo, desta vez realizado pela Universidade do Canadá com 700 bebês, apontou que as crianças que convivem com pets desde a gestação têm menos chances de desenvolver crises alérgicas, o que é reforçado pelo estudo publicado pela revista americana Pediatrics.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Isto porque, ratifica o estudo, o contato com os animais eleva os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação de vírus ou bactérias e protege de doenças, principalmente as alérgicas.
A medicina também reconhece o bem-estar gerado pela convivência com pets. Tanto que é que já se tornou comum no país que crianças, adultos e idosos internados em hospitais e instituições recebam visitas de animais.