ter 21/maio/2024 20:51
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Prefeitura de Cachoeiro debaterá virtualmente construção do Plano Municipal de Drenagem

redacao
Redação Dia a Dia

Com o objetivo de promover um espaço de escuta e sistematização das contribuições da comunidade para a elaboração dos diagnósticos técnicos na elaboração do Plano Municipal de Drenagem Manejo de Águas Pluviais Urbanas (PMD), a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e a Universidade Federal do Espírito Santo realizarão, entre os dias 9 e 11 de agosto, seminários virtuais, como parte das atividades de elaboração do documento.

Os encontros acontecerão na plataforma Zoom e os links para participação estão disponíveis no endereço bit.ly/seminariocachoeiro.

Todos os moradores do município estão convidados para participar, e poderão interagir, ao vivo, durante as transmissões – confira abaixo o cronograma dos seminários.

O principal objetivo da ação, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro, ouvir a população para complementar as informações do ponto de vista dos moradores que conhecem as reais demandas na política de saneamento do município.

“Um dos fatores mais importantes que determinam o sucesso e a eficiência da construção de um plano municipal é a participação popular. Queremos ouvir as demandas sociais, principalmente, daqueles que residem em áreas que sofrem com inundações e alagamentos”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

 

Sobre o PMD

O Plano Municipal de Drenagem Manejo de Águas Pluviais Urbanas tem por objetivo auxiliar o município de Cachoeiro de Itapemirim a planejar suas ações de micro e macrodrenagem, de forma a evitar problemas futuros com alagamentos e enchentes.

Durante a elaboração do plano, que está a cargo do  Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), serão propostos diversos eventos de mobilização social, para escuta ativa da população e dos setores envolvidos com o saneamento básico municipal.

O desenvolvimento do PMD partirá de um diagnóstico da situação da drenagem do município, etapa seguida pela confecção de cenários e pela proposição de programa, projetos e ações para melhorias do serviço.

Para facilitar o acesso aos documentos gerados em cada etapa do PMD, a Semma os disponibiliza em sua página no site www.cachoeiro.es.gov.br.

 

SAIBA MAIS

Cronograma dos encontros virtuais

9 de agosto (terça-feira) – Construção Coletiva dos Pontos e Trechos que Sofrem com Inundações e Alagamentos. Horário: 19h às 21h.

10 de agosto (quarta-feira) – Percepção Popular Sobre o Comprometimento do Sistema de Drenagem Urbana Devido à Expansão Urbana e Uso do Solo. Horário: 19h às 21h.

11 de agosto (quinta-feira) – Aspirações e Anseios Populares Quanto à Solução dos Problemas de Inundação, Alagamento e Uso e Ocupação do Território. Horário: 19h às 21h.

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais