Morreu no início da madrugada desta terça-feira (07) aos 73 anos de idade, em Cachoeiro de Itapemirim, José Carlos Amaral, ex-vereador com sete mandatos na Câmara Municipal de Cachoeiro.
Morador do bairro Aeroporto e de personalidade forte, Amaral resolveu não mais disputar as eleições assim que terminasse seu mandato em 2016.
O velório de José Carlos Amaral começou às 7h, desta terça-feira (07), no Cemitério Parque, no bairro IBC. O sepultamento está previsto para as 14h, no mesmo local.
O presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, Brás Zagotto (Podemos) decretou luto oficial de três dias em homenagem à memória do ex-vereador.
José Carlos Amaral
Amaral entrou na vida pública em 1982, quando disputou sua primeira eleição para vereador. Na época ele ficou como suplente, mas assumiu a cadeira no decorrer do mandato. Em 1988, se elegeu pela primeira vez e conquistou a seguir seis reeleições consecutivas. Foram mais de 30 anos no Legislativo, de uma atuação muitas vezes combativa, mas leal, até mesmo com os adversários.
O ex-vereador cumpriu o último de seus sete mandatos na legislatura 2013-2016, e recebeu em 2013, por indicação do então vereador Wilson Dillem, o Título de Vereador do Século.
A tribuna do plenário da Câmara de Cachoeiro ganhou o nome de José Carlos Amaral, por indicação do vereador Brás Zagotto, em 2017, quando Amaral se afastou das disputas eleitorais. “Foi na tribuna da Câmara que Amaral brilhou durante todos esses anos, e ela não poderia ter outro nome”, enalteceu Brás.
Em 2018, Amaral esteve na Câmara para participar da inauguração da tribuna.
Já em 2021, José Carlos Amaral recebeu o título de Cachoeirense Presente nº 1 de 2021, sugerido pelo vereador Brás Zagotto e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.