A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou que, com o apoio da Superintendência Regional Sul de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI), intensificou o combate à febre maculosa na Região Sul do Estado.
As ações estão sendo conduzidas por equipes da Vigilância em Saúde da Sesa, que estiveram em Itapemirim, nessas segunda-feira (17) e terça-feira (18), e, em Mimoso do Sul, nessa quarta-feira (19) e nesta quinta-feira (20), com o objetivo de realizar a coleta de carrapatos, que são os transmissores da doença.
Também nesta quinta-feira (20), foi promovida, no auditório da Superintendência Regional Sul de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, uma capacitação sobre a febre maculosa para os municípios da região que já notificaram casos suspeitos da doença.
A atividade contou com a participação do médico infectologista e referência técnica do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Raphael Lubiana Zanotti, e com a referência Estadual em febre maculosa, Aline Zamprogno.
O objetivo foi capacitar os participantes para se tornarem multiplicadores. A ação envolveu profissionais da saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias atuantes em seus respectivos municípios.
SAIBA MAIS
– Quatro pessoas, três em Itapemirim e uma em Mimoso do Sul, já morreram em decorrência da febre maculosa. Outras duas pessoas morreram, uma em Vila Pavão e outra em Colatina, elevando para seis o número de mortes até 20 de outubro de 2022;
– Em 2021 o Estado teve, durante todo o ano, sete casos positivos, quatro óbitos e três curas.