sex 1/março/2024 21:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Estudo avalia adaptabilidade do café arábica a diferentes condições climáticas no ES

redacao
Redação Dia a Dia

Um estudo, iniciado em 2018 com a finalidade de verificar a adaptabilidade dos cultivares em diversas regiões, condições climáticas e altitudes pretende dar total suporte ao cafeicultor a fim de que ele produza melhor e cada vez mais.

Para isso foi desenvolvida a pesquisa “Projeto Seleção de Cultivares de Café Arábica” no Espírito Santo. Ela foi realizada  pela Natufert em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O estudo busca compreender o comportamento de 10 cultivares de arábica distribuídos em toda a região de produção do Estado, visando identificar o potencial de produtividade de cada café, o comportamento em função das condições físicas e químicas e o padrão de qualidade de bebida.

“Com esse projeto será possível identificar o perfil sensorial, potencial produtivo e comportamento das principais cultivares de café plantadas no Brasil. Os resultados deste projeto irão embasar o entendimento sobre quais as cultivares apresentam os melhores desempenhos produtivos para cada região do Estado. É algo inédito e inovador no Espírito Santo”, destaca Otávio Araújo, coordenador técnico da empresa de fertilizantes.

A Natufert apoia o desenvolvimento do projeto fornecendo toda a adubação das lavouras, indo do plantio até a fase final da produção.

“Alinhado a isso, nossa equipe mantém visitas periódicas nas áreas realizando avaliações de desenvolvimento das plantas”, explica.

As ações do projeto também contam com o trabalho dos pesquisadores e extensionistas do Incaper, além dos produtores de café.

Municípios

O “Projeto Seleção de Cultivares de Café Arábica” implantou 18 unidades experimentais em cidades capixabas. Os municípios são: Irupi, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Afonso Cláudio, Mantenópolis, Alto Rio Novo, Guaçuí, Muqui, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Dores do Rio Preto e Alto Rio Novo.

Cultivares

As cultivares selecionadas de café arábica pelo projeto são: Catucaí Vermelho 785/15, Catucaí Amarelo 2SL, Catucaí Amarelo 24/137, com seleções do extensionista do Incaper; Cesar Abel Krohling, Catuaí Vermelho IAC 44, Catiguá MG2, IPR 103, Arara, Acauã Novo, Tupy e Japi.

Os primeiros resultados do estudo vão acontecer na safra 2022/2023, quando serão processadas 760 amostras de grãos de café produzidas nas 18 unidades.

 

Benefícios

Além de todos os benefícios que serão criados em relação ao perfil sensorial (sabor e aroma) dos grãos, conforme a região de cultivo, a pesquisa deve agregar valor ao preço do café e atrair novos pólos turísticos. “As pessoas vão ter interesse em provar os diferentes sabores e aromas. Isso vai movimentar estabelecimentos nas propriedades e também quem vive no entorno. Será algo transformador”.

Sobre a Natufert

Há 11 anos no mercado, a Natufert é a maior empresa de fertilizantes de alto desempenho com base orgânica do Espírito Santo.

Sua sede fica em Ibatiba, mas sua área de atuação vai além do território capixaba. A Natufert também está na Bahia, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Goiás.

Poupança

Espírito Santo é o Estado com melhor índice de poupança do País

PPPiluminação

Parceria de iluminação pública será autorizada na próxima semana

BME

Efetivo de 45 militares retira ocupantes de área pública em Mimoso

Bom Jesus do Norte

Integrante de facção criminosa é detido em Bom Jesus do Norte

idosos_atividades

Anchieta oferece atividades para maiores de 60 anos

ArmaGuaçui

Operação policial prende quatro pessoas e apreende armas e drogas em Guaçuí

Delegacia_Marataízes

ES fecha bimestre com menor número de homicídios em 28 anos

Crack_Alegre

Força Tática detém homem com 130 pedras de crack em Alegre

Leia mais