seg 13/maio/2024 16:28
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O Santo Cálice. Imagem divulgação

Sobre Homens e Montanhas: A Montanha do Santo Graal

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
O imponente Mosteiro de Monte Serrat seria o lar do Santo Graal? Imagem divulgação

 

Sozinho nada surge, disse nosso sábio acompanhante enteal. Por toda a parte, os povos da natureza são os construtores e modeladores na Criação. Com as montanhas não é diferente! Roselis von Sass

 

O Monte Serrat

Ou  Monte Serreado é um enorme maciço rochoso que se eleva bruscamente a oeste do rio Llobregat e que fica a 50 quilômetros da cidade de Barcelona, e seu ponto culminante seria o pico São Jeronimo com 1.236 metros. E 1987 se tornou um parque nacional.

E esse maciço, em especial, além de ser bastante frequentado por montanhistas, é considerado por muitos religiosos a montanha mais importante e sagrada de toda Espanha, pois próximo ao seu cume ela abriga o Mosteiro de Monte Serrat, um mosteiro construído por monges beneditinos, em homenagem a Virgem de Montserrat e que  concilia valores religiosos, arqueológicos, culturais e históricos.

 

O Santo Graal: A teoria mais aceita

Ou  San Greal (do Latim Sangue Real),  seria uma relíquia, muita das vezes descrita (muitos estudiosos acreditam que pode ser uma gema ou uma mulher) como sendo o cálice que Jesus usou na ultima ceia. Um simples cálice de carpinteiro e que teria sido guardado por Jose de Arimateia após ter recolhido o sangue do rei dos reis quando este foi ferido pela lança de Caio Longinus durante a crucificação. E de acordo com a lenda quem beber da água desse cálice terá a  vida eterna.

Após a crucificação, José de Arimateia, no ano de 63 DC, teria levado o santo cálice para a Inglaterra, onde ele começou a difundir o Cristianismo, porém com a exponencial expansão do Império Romano, que naquele momento histórico era politeísta, aliado as invasões bárbaras que  surgiram mais tarde, houve a necessidade de esconder a valiosa relíquia. E foi nesse contexto que surgiu as primeiras novelas de Cavalaria, entre elas, a mais famosa de todas, a lenda do Rei Arthur, que seriam os cavaleiros escolhidos por Deus para protegerem o Santo Cálice, e tal historia influenciou no surgimento dos Templários que também se autodenominavam o exército de Cristo e o verdadeiros guardiães do Graal. Documentos manuscritos começaram a ser escritos sobre a relíquia.

Após uma era grandiosa de grandes feitos militares e econômicos, a ordem templária passou a ser perseguida por Felipe IV, o Belo, rei da França e pelo Papa Clemente V. E uma vez ameaçados, conta os poemas dos trovadores e versos dos escritores que o Santo Graal, teria sido ocultado no Mosteiro de Monte Serrat pelos Cavaleiros Templários e que permaneceria escondido até os dias de hoje.

 

Os Nazistas e o Mosteiro

Adolf Hitler era fascinado por relíquias cristãs e não poupou esforços para encontra-las, e tal fato é comprovado uma vez que ele teve sob sua guarda a lança do Destino, e mobilizando uma enorme equipe de cientistas compostas sobretudo de Arqueólogos e Historiadores, ele fez um verdadeiro resgate histórico sobre toda a trajetória do Graal. Em 1940, o líder da SS, Himmler exigiu  ver todos os documentos do mosteiro relacionados com o cálice e uma vez que o padre Ripol se recusou, ele enviou a Gestapo ( Policia Secreta Alemã) ao Mosteiro de Monte Serrat em busca do objeto sacro. Os nazista fizeram uma verdadeira varredura, atacaram e torturaram os monges porém sem nada encontrar. Uma busca infrutífera.

 

A pureza do Coração 

Além de dar a vida eterna, o cálice sagrado possuía outros poderes místicos, como  desaparecer sempre que alguém que não fosse completamente  puro de coração se aproximasse dele. Algo que certamente os integrantes da Gestapo e de seu temerário líder não possuíam.

 

O Graal de Dan Brown

De acordo com o brilhante escritor do best-seller O Código Da Vinci, o Santo Graal seria a própria Maria Madalena, uma vez que ela, segundo ele, carregaria em seu ventre um filho de Jesus, ou seja, em sua barriga repousaria o sangue dos rei dos reis e essa teoria é retratada na obra do brilhante pintor Leonardo Da Vinci, na pintura intitulada como A Ultima Ceia.

 

Confiram nas imagens a seguir

A Última Ceia. Um quadro cheio de enigmas.

 

A mensagem subliminar de Leonardo. O Graal entre Jesus e o suposto discípulo, que na realidade seria Maria Madalena.O espaço representa o ventre da suposta esposa de Jesus.

 

Para que essa faca? Seria algum segredo da igreja? Um tipo de ameaça a quem revelar a verdade?

 

O Mosteiro de Montserrat

Essa magnífica obra da fé teria sido construído na Idade Media no ano de 880 DC para proteger a caverna da Virgem de Montserrat, porém foi parcialmente destruído pelas tropas francesas em 1811, por conta das Guerras Napoleonicas. O mosteiro sobreviveu bravamente e foi reconstruído. E a gruta foi mantida intacta pelos invasores e não sofreu maiores danos.

A Virgem Maria de Montserrat. Semelhante a Nossa Senhora Aparecida do Brasil. Imagem divulgação.

Atualmente, o mosteiro abriga 80 monges beneditinos, e seria um dos cinco santuários marianos mais visitados no continente, além de possuir a escola de música mais antiga da Europa e um dos museus mais respeitados do mundo. E é claro carrega consigo a honra de  supostamente ser o guardião de um humilde cálice de carpinteiro, o que torna sua fama cada vez mais proeminente e após séculos de História, continua a receber os peregrinos que vão em busca de iluminação. Para chegar ao topo dessa montanha e ao mosteiro, o complexo conta com serviços de teleférico ou um trenzinho.

Observação: A Virgem de Montserrat também é negra como a Padroeira do Brasil, porém muito mais antiga. Ela teria sido criada no ano de 50 DC por São Lucas e escondida por São Pedro nas montanhas da Espanha. Ela é a padroeira da Catalunha e de várias cidades no interior de São Paulo e no Piaui. Um extraordinário legado para a fé.

 

O Graal e a Mídia

O Santo Cálice é tema até hoje de documentários e filmes de cinema, como Indiana Jones e a Ultima Cruzada, na saudosa serie  Macgayver (Profissão Perigo) no episodio Legend of the Holy Rose (A Maior Aventura de MacGyver em português) .No livro que se tornou filme: O Ultimo Templário e na recente série televisiva O Labirinto em dois episódios.

 

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil:

Para saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=K4l4FBUs7JE

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
capixabas-ginastas-ginastica-ritmica-13-05-2024

Com capixabas, Brasil faz sua melhor participação na história da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

tremor-de-terra-em-caxias-do-sul-13-05-2024

Após enchente, moradores de cidade gaúcha acordam assustados com tremores de terra

avenida-francisco-lacerda-de-aguiar-frente-shopping-sul-11-05-2024

Avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir de segunda-feira para obras de recapeamento

livro-velho-gasto-12-05-2024

Livro Velho

mae-negra-com-filha-nas-costas-12-05-2024

Mães têm super poderes

mulher-negra-na-maquina-de-escrever-12-05-2024

Carolinar

ginastas-brasileiras-12-05-2024

Brasileiras levam prata em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Polícia Militar

Marido suspeito de matar a mulher com sete facadas em Jerônimo Monteiro

Leia mais