dom 19/maio/2024 02:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
A Tortura Fantasma no portal do Inferno. Gravura divulgação.

Sobre Homens e Montanhas: O Portal do Inferno

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Templo de Fengdu, o portal do inferno e a ponte do Desamparo. Foto divulgação

Olho para as montanhas e pergunto: “De onde virá o meu socorro?” O meu socorro vem do senhor Deus, que fez o céu e a terra.

Salmo 121:1 – 12.

 

O Portal do Inferno

Morada dos deuses desde tempos imemoriais, como incansavelmente já destaquei aqui, as montanhas se tornaram um símbolo sacro para os povos da humanidade e de todos os cantos do Mundo.

Na Grécia antiga, temos o  Monte Olimpo, a morada de Zeus e os demais deuses do panteão helênico. No Japão o Monte Fuji, o sagrado pico da perfeição, no Brasil o Pico da Neblina o sagrado pico das tempestades. Enfim em todos os países e continentes há montes sagrados. E a grande maioria deles são considerados portais para se conectarem com o Divino.

E na  China, não podia ser diferente, pois no cume da montanha Ming, um templo que seria um portal para o submundo, ou em outras palavras, uma entrada para o Inferno, se eleva.

 

Templo de Fengdu

Esse é o nome do templo, que abrigaria a porta para o Inferno, pois esse  local, seria uma ponte para a vida após a morte, e tal crença tem influência no confucionismo, taoísmo e budismo. Segundo a lenda,  Fengdu ficou conhecida como cidade fantasma durante a dinastia Han oriental. Nesta época, as autoridades imperiais, Yin Changsheng e Wang Fangping, compareceram à Montanha Ming com o intuito de praticar o taoísmo e se tornarem seres imortais,e para isso fizeram um acordo com o imperador do inferno.Porem foram enganados o que aumentou ainda mais a má fama do local, cuja origem através dos tempos é incerta.

Os testes do Imperador do Inferno

De acordo com a mitologia chinesa, todos os que morrem, sem exceção, são levados para esse templo no alto da montanha pelos espíritos guardiões, e assim elas precisam ser testadas antes de entrar em sua próxima vida, seja no céu ou no inferno.

Uma das inúmeras esculturas de demônios, espalhadas na montanha Ming. Foto Divulgação

Já no primeiro teste, a alma deve passar pela Ponte do Desamparo, que foi construída durante a dinastia Ming, e que  essa ponte feita de pedras magicas, pode  envolver a alma com  energias do bem ou do mal , e os demônios que ali habitam podem permitir ou não a passagem de cada uma delas. As almas que são julgadas como boas, claro, podem prosseguir, enquanto as más são empurradas para fora da ponte e  devem reiniciar o ciclo da vida.

O  segundo teste, a Tortura Fantasma, os mortos devem seguir em direção ao pátio, onde são torturados e julgados diante do próprio Yama, o Rei do Inferno, que com seu aval os  submete ao terceiro e último teste, que é realizado na entrada do Palácio de Tianzi, onde os espíritos devem permanecer sobre uma pedra, em um pé só, durante 3 minutos, e caso não consiga, será enviada diretamente para o Inferno.

Ou seja o templo de Fengdu,não seria apenas o portal do inferno mas também a morada do Rei do Inferno, e portanto, justificaria a arquitetura macabra de seus templo e a sinistra forma de suas estatuas. É possível perceber nas pinturas e esculturas imagens de pessoas sendo torturadas por demônios por causa de seus pecados.

 

Conclusão

Atualmente o Templo localizado no cume da montanha Ming se tornou uma atração turística, permitindo que os turistas atravessem a ponte do julgamento. Hoje o Templo de Fengdu  é considerado um dos  maiores e mais antigos edifício da China, contabilizando 300 anos desde a sua fundação.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

Sobre Homens e Montanhas: O Portal do Céu

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
deslizamento-mimoso-18-05-2024

Espírito Santo está entre os seis estados brasileiros com mais cidades com risco de desastres

banda-casaca-17-05-2024b

Banda Casaca e muito rock na abertura do 6º Cachoeiro Food Beer

quadrilha-festa-junina-17-05-2024

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro

prf-salva-bebe-engasgado-17-05-2024

Desespero na BR 262: bebê engasga no carro e pais pedem ajuda na PRF

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Leia mais