O ar,
As nuvens,
As montanhas,
O lago cristalino,
As flores,
A vida calma e passageira,
Eis o propósito de um Deus.
Edilson Teixeira
Bullroarer ou Zunidor
O zunidor (bullroarer, como ele é conhecido na Austrália) seria um dos primeiros instrumentos musicais do Mundo, sendo o mais antigo encontrado na Ucrânia, datando de 18.000 AC, ou seja pertencia ao Período Paleolítico. E esse instrumento é amplamente difundido por vários povos ao redor do planeta. O antropólogo Michael Boyd, especialista em zunidores, documenta um número expressivo encontrados na Europa, Ásia, África, Américas e Austrália.
Porém, historicamente falando, o seu uso mais comum era para comunicação entre os povos as grandes distâncias. Sobretudo pelos aborígenes australianos e pelos nativos das grandes estepes norte americanas. A sua utilização era muito simples, o usuário precisava ficar de pé, segurar o Zunidor por seu cordão e o girava, produzindo vários sons, de várias frequências… e esses sons ecoavam pelos vales e a sua enigmática sequência musical era interpretada pelo receptor da mensagem. Mas o que permitia o som percorrer distancias tão grandes? Adivinharam meus caros leitores? Elas mesmas, os cumes das montanhas.
A comunicação das Montanhas
O Zunidor era e ainda é uma tecnologia musical proeminente, sendo considerado até hoje o primeiro sistema de comunicação utilizado em topo de montanhas, pois graças esses grandes relevos geográficos, o som se propagava a enormes distâncias, percorrendo vários quilômetros, sobretudo à noite, unindo os diferentes povos de todo o continente. E ele poderia ser girado tanto na posição vertical, como na posição horizontal, produzindo um som em ondas vibratórias. A sua difusão por todo mundo antigo é considerado um mistério até hoje.
Aprendam com meu amigo Saymon Alburque como fazer um Zunidor:
Zunidor e outros povos
Grécia antiga: Era um instrumento sagrado usado nas cerimônias em homenagem ao deus Dionísio;
Roma antiga: Uso para comunicação dos exércitos, dependendo do local da campanha militar;
Nativos Norte Americanos: Acreditavam que seu som afastavam maus espíritos, além de servir para comunicação e atrair esposas;
Os Pajés da Amazônia: Usavam o Zunidor em rituais de iniciação, afastar maus espíritos, rituais de colheitas e em cerimonias de curas , sobretudo pelas tribos Tupi, Bororo e Kamayura…Detalhe na língua desses povos o Zunidor é conhecido como Hori Hori.
Enfim existem relatos do uso desse instrumento pelos povos da Escandinávia, Mali, Grã Bretanha e Irlanda.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Confiram o som do Zunidor nas mãos do Crocodilo Dundee: