dom 19/maio/2024 02:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Observatório Sphinx, nos Alpes Suíços, a mais de 3 mil metros de altura. Foto: Divulgação

Sobre Homens e Montanhas: Uma janela para o céu

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Telescópio Astrofísico de Pesquisa do Sul no Chile. Foto: Divulgação

Você até pode acreditar que terá muitas montanhas pra ultrapassar mas esquece que a maior delas está dentro de você.

Alice Santos
 

Salve povo da montanha, o tema de nosso texto é incomum porém de grande relevância para a ciência e que ajuda a humanidade a expandir as suas fronteiras para além do plano terrestre, ampliando nossa concepção e conhecimento sobre o universo, suas estrelas, galáxias e suas infindáveis possibilidades. O tema de nosso texto tem como base o topo das grandes montanhas que nos permite contemplar o infinito através das janelas para o céu, onde novamente destaco a grande importância desses grandes colossos de pedra e sua inestimável contribuição para a cultura, esportes, ciência e principalmente para a vida em nosso planeta.

 

Uma Janela para o Céu

Os Observatórios Astronômicos são as nossas grandes janelas para o céu. Um local usado para observações e estudos de eventos celestiais e suas influências no mundo terrestre. Um local multidisciplinar que envolve ciências como astronomia, climatologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia, geologia, e que pode eventualmente ser utilizado para fins militares.

Esses observatórios utilizam um telescópio gigantesco, dotados de tecnologia de ponta, para varrer os céus, principalmente a noite. E essas modernas janelas do céus  são instaladas em locais onde não haja poluição luminosa, ou umidade do ar intensa, que prejudicaria a óptica do telescópio… Logo o melhor local para a instalação de observatórios astronômicos são os cumes das grandes montanhas. 

 

O Homem e as estrelas

O estudo das estrelas transcende o tempo e a história. Um exemplo disso seria o grande marco temporal da humanidade, o nascimento de Jesus Cristo, que foi através de um estrela guia que os reis magos conseguiram encontrar o redentor da humanidade;

O túmulo do apóstolo Thiago, na Península Ibérica, foi descoberto graças a uma chuva de meteoritos, e esse evento que originou o nascimento da mais tradicional rota de peregrinação e trekking do mundo, o caminho de São Thiago de Compostela, e Compostela do espanhol significa Campo da Estrela;

Os dinossauros foram extintos por um meteoro;

Os Vikings usavam o cristal do sol para navegarem;

Portugueses e espanhóis, durante as grandes navegações, usavam o astrolábio para se guiarem atraves da noite;

O Cruzeiro do Sul é a constelação que guia os aventureiros do hemisfério sul;

A Ursa Maior é a constelação que guia os aventureiros do hemisfério norte;

Atualmente presenciamos os efeitos da poluição na camada de ozônio e o efeito estufa…

Enfim diante de tantos exemplos, vemos a relevância de estudar as estrelas, o cosmo e todos os seus fenômenos e  impactos no nosso planeta. E os Observatórios Astronômicos, claro, desempenham um papel fundamental para estudar, explorar e prevenir futuros problemas que venham dos céus . Atualmente existe inúmeros  Observatórios Astronômicos ao redor do Mundo, e selecionei a título de exemplo apenas três, são eles:

 

Observatório Sphinx

Ele se situa em plenos Alpes Berneses na montanha Jungfraujoch na Suíça e se eleva a  3.571 metros de altitude, o que o torna o edifício localizado a maior altitude da Europa, sendo construído em 1950 para controlar e realizar observações meteorológicas e astronómicas.

 

Telescópio Astrofísico de Pesquisa do Sul (SOAR)

Localizado em Cerro Pachón – Chile, a 2.700 metros acima do nível do mar, este telescópio é financiado por um consórcio de colaboradores desde 2004, entre eles Brasil e a  Universidade da Carolina do Norte e a Universidade Estadual de Michigan. Possui uma abertura de 4,1 metros, e produz imagens espaciais nítidas em seu sistema altamente avançado o que resulta em uma melhor nitidez e aproximação e a  obtenção de espectros de alta resolução.

Uma janela para o céu. Foto divulgação.

 

Observatório do Pico dos Dias

É um observatório orgulhosamente brasileiro e se localiza em Brazopolis, Minas Gerais. É operado e mantido pelo governo federal, pelo Laboratório Nacional de Astrofísica e se ergue a a 1.864 m de altitude, no cume do Pico dos Dias

Observatório do Pico dos Dias

Outros exemplos de observatórios astronômicos em topo de montanhas destaco: Observatório do pico Mauna Kea, Observatório Pic du Midi, Monte Palomar…

 

Conclusão

É dentro de um observatório astronômico que são realizadas as pesquisas em diversas áreas da Astronomia e ciências afins, e nos deparamos com uma infindável série de equipamentos modernos e complexos como o espectroscópio, que nos permite saber a distancia de uma estrela em relação a Terra e também nos permite conhecer  a sua composição química, a sua temperatura, seu fluxo de luz entre outras funções.

E as montanhas são, como sempre, as grandes colaboradoras da ciência. Pois sem sua grandiosidade nada desses experimentos seria possível e vemos que o seu protagonismo se estende desde os majestosos Alpes, passando pelos Andes até chegar a cordilheiras e picos anônimos, sempre servindo de base para esses maravilhosos laboratórios, que são com certeza são uma Janela para o Céu.

O que seria dos homens sem as montanhas?

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

 

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
deslizamento-mimoso-18-05-2024

Espírito Santo está entre os seis estados brasileiros com mais cidades com risco de desastres

banda-casaca-17-05-2024b

Banda Casaca e muito rock na abertura do 6º Cachoeiro Food Beer

quadrilha-festa-junina-17-05-2024

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro

prf-salva-bebe-engasgado-17-05-2024

Desespero na BR 262: bebê engasga no carro e pais pedem ajuda na PRF

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Leia mais